Pesquisa entrevista mães sobre saúde dos bebês

30 de maio de 2010 - 22:59

Na primeira etapa da campanha nacional de multivacinação infantil, em 12 de junho, 1.600 mães de crianças menores de um ano serão abordadas por uma equipe de pesquisadores em 18 municípios cearenses para avaliar a atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. A Chamada Neonatal, realizada no Ceará pelo Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai colher informações sobre o cumprimento das metas do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, firmado em 2009 entre o governo federal e os Estados do Nordeste e da Amazônia Legal.

O Pacto objetiva acelerar a redução das desigualdades regionais relacionadas à mortalidade infantil, com ações concentradas em 256 municípios prioritários, englobando a qualificação da atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido, educação em saúde, gestão da informação, vigilância do óbito infantil, fortalecimento do controle social, mobilização e comunicação, e produção de conhecimento e pesquisa. Com a Chamada Neonatal, serão colhidas informações sobre a cobertura e qualidade da atenção ao pré-natal, ao parto, puerpério e as condutas de referência e contra-referência, estado nutricional das crianças e registro de crescimento, além de indicadores de morbidade infantil grave.

A taxa de mortalidade infantil no Ceará está em queda. Em 2007, a taxa foi de 16,1 por mil nascidos vivos. Em 2008, caiu para 15,8, em 2009 para 15,4, e, para 2010, a meta é de 14,7 por mil nascidos vivos. O número de óbitos infantis é maior na faixa etária de menores de sete dias. Em 2007, o número de óbitos perinatais, que incluem perdas fetais a partir de 22 semanas de gravidez, até os menores de sete dias após o parto, foi de 2.819 casos, de acordo com o levantamento da Sesa. As causas se relacionam, principalmente, à qualidade do pré-natal a que a mãe se submete e da assistência à mulher no parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2007 morreram 24.121 crianças menores de um ano no Ceará. Do total, a maior quantidade foi em Fortaleza (6.484 óbitos), seguida de Juazeiro do Norte (678) e Caucaia (604), que estão entre os 18 municípios incluídos na Chamada Neonatal. Os outros municípios prioritários são Barbalha, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Granja, Icó, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Quixadá, São Benedito, Sobral, Tianguá e Viçosa do Ceará. Esses 18 municípios concentram 50% dos óbitos infantis no Estado.

O Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil, que a Secretaria da Saúde do Estado divulgou no ano passado, estabelece três linhas de ação prioritárias: a implantação de 57 novos leitos de UTI neonatal, passando das atuais 118 para 175, criação de 209 novos leitos nas unidades de cuidados intermediários neonatal, chegando a 383, e expansão da cobertura do Programa Saúde da Família nos 18 municípios prioritários.