Municípios recebem parabólicas e tevês do Canal Saúde

21 de maio de 2010 - 14:49

Televisão de 32 polegadas, antena parabólica, decodificador e aparelho de fax. São esses os equipamentos do kit Canal Saúde que 67 municípios cearenses irão receber  segunda-feira, 24 de maio, durante a Oficina Estadual de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação dos Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID). As doações do Ministério da Saúde também contemplarão o Conselho Estadual de Saúde (Cesau) com um netbook e um projetor multimídia. A oficina será realizada no Auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), das 8h30min às 17 horas.

O PID é uma parceira entre o Ministério da Saúde, por meio da SGEP, CNS e o DataSUS, e tem por objetivo o fortalecimento da Política Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde para o exercício do controle social, por meio da informatização dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, que contribuem para a qualidade de vida da população. O objetivo do PID é contribuir para que os conselheiros de saúde se apropriem de informações e adquiram habilidades para comunicação digital indispensáveis ao exercício do controle social. O Programa prevê três componentes: aquisição de equipamentos, conectividade e formação de conselheiros.

O Canal Saúde produz, difunde e promove a troca de conhecimento, no âmbito da saúde pública e ciência e tecnologia, utilizando recursos audiovisuais e meios complementares. É um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz, nascido das deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, que identificam informação, educação e comunicação como elementos estratégicos na conquista da cidadania plena. Na oficina, o Canal Saúde fará capacitação de técnicos dos conselhos municipais de saúde para operação dos equipamentos doados.

Relação dos municípios contemplados

Alto Santo
Amontada
Antonia do Norte
Apuiarés
Aracati
Aracoiaba
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Aurora
Baberibe
Baixio
Banabuiú
Baturité
Bela Cruz
Camocim
Campos Sales
Canindé
Caridade
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina

Catunda
Caucaia
Cedro
Crateús
Crato
Dep. Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibiapina
Icó
Ipaumirim
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Jaguaribara
Jaguaruana
Juaguaretama
Madalena
Maracanaú

Maranguape
Marco
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mulungu
Ocara
Orós
Pacatuba
Paramoti
Penaforte
Pindoretama
Potengi
Potiretama
Russas
Salitre
Santa Quitéria
S.J. do Jaguaribe
Sobral
Trairi
Umirim