Cid Gomes inaugura dia 25, em Acaraú, o quinto CEO regional

20 de maio de 2010 - 13:16

Em Acaraú, município da região norte, há três obras do Governo do Estado na área da saúde: o Hospital Regional de Acaraú, a policlínica regional e o Centro de Especialidades Odontológicas regional. O CEO já está pronto e será inaugurado no próximo dia 25, às 18 horas, pelo governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Numa área construída de 496,90 metros quadrados e um total de 41 profissionais, o CEO fará 136 atendimentos por dia. A população de 199.633 habitantes dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Itarema, Morrinhos e Acaraú passam a ter acesso, na própria região, a serviços especializados em saúde bucal, como ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e diagnóstico de câncer de boca. Para as pessoas com deficiência, a nova unidade acolhe e atende em condições e estrutura adequadas.

Foram investidos R$ 974.977,20 nas obras do CEO regional em Acaraú, que fica na Rua Desembargador Armando Louzada, s/n. Os recursos foram garantidos pelo Tesouro do Estado. Na aquisição de equipamentos o investimento foi de R$ 940.538,00, recursos também do Tesouro Estadual.

Além do CEO regional em Tauá, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, já entregou á população o CEO regional em Ubajara, o CEO regional em Juazeiro do Norte, o CEO regional em Baturité e o CEO regional em Russas. No total, são 16 novos CEO, além de mais uma unidade ampliada e reformada em Sobral. Os CEO novos fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada no Estado do Ceará, desenvolvido pela Sesa e que inclui ainda os dois hospitais regionais em construção em Juazeiro do Norte e Sobral e ainda 21 policlínicas regionais. Das 21 policlínicas, sete estão com as obras em fase de conclusão.

A gestão dos CEO, a exemplo das policlínicas, é através de consórcios públicos de saúde, uma estratégia nova, no Ceará, de fortalecimento da regionalização. Com os consórcios, o custeio e a gestão das unidades são compartilhados entre o governo do Estado e as prefeituras municipais da região.

A HOMENAGEM

O CEO regional em Acaraú recebe o nome do odontológo Nestor de Paula Ribeiro Pessoa. Natural de Acaraú, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Retornou à terra natal para exercer a profissão. Fez dela dedicação exclusiva. Não casou, nem teve filhos. Com o seu jeito caridoso, conhecido em todo a região, chegou a abrir uma farmácia em Acaraú, mas faliu. Distribuía, de graça, os medicamentos aos pacientes de baixo poder aquisitivo. Nestor de Paula Ribeiro Pessoa também trabalhou como dentista em Santana do Acaraú. Morreu com 76 anos de idade.