Albert Sabin recebe comissões de saúde e divulga perfil de atendimento

7 de maio de 2010 - 16:55

Após ouvir uma apresentação sobre o perfil de atendimento e visitar os diferentes setores do Hospital Infantil Albert Sabin na manhã desta sexta-feira, 7, os integrantes da comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, da comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado e da promotoria de saúde do Ministério Público, saíram da unidade terciária com muitas informações. Uma delas de que é grande o número de atendimentos na emergência do hospital. No ano passado, foram realizados 80 mil e 645 atendimentos clínicos a crianças e adolescentes. Ficaram sabendo que 88% dos pacientes atendidos no HIAS são da capital. 

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, que acompanhou a visita, destacou que o Albert Sabin e todos os hospitais da rede estadual estão abertos para quaisquer informações aos membros das comissões de saúde. “Sabemos, humildemente, que, apesar de todos os avanços, investimentos de mais de R$ 500 milhões na estruturação da rede pública de saúde nesses últimos três anos, ainda temos dificuldades”, afirmou Arruda Bastos. Segundo ele, há problemas de falta de profissionais especializados, de realização de concursos.     

O diretor da comissão de saúde da OAB, Ricardo Madeiro, disse que reconhece as melhorias na saúde pública do Estado, mas que a população ainda carece de mais acesso aos serviços. Ele deixou claro que “o objetivo da visitação é de contribuir com os que querem avançar e garantir à população o direito à saúde que está na Constituição”. O membro da comissão de saúde da Assembleia Legislativa e ex-secretário da saúde do Estado, João Ananias, que também esteve no hospital, falou das dificuldades de financiamento do Sistema Único de Saúde: “os recursos são repassados a conta gotas pelo Ministério da Saúde quando deveriam ser aos turbilhões diante de uma demanda cada vez maior e mais complexa devido ao envelhecimento da população, epidemia da violência e tantas endemias”. 

As próximas visitas já estão agendadas em 11 unidades hospitalares da rede pública na capital, incluindo frotinhas e gonzaguinhas – da rede secundária da Prefeitura de Fortaleza, e o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. César Cals, que integram a rede estadual, e ainda o Hospital federal Walter Cantídio.  Na próxima segunda-feira, 10, a visita será ao Instituto Dr. José Frota, com início às 8 horas.