Novo Albert Sabin será visitado por uma comissão de saúde

6 de maio de 2010 - 13:44


O Hospital Infantil Albert Sabin, que há quatro meses ganhou uma nova unidade, com 108 leitos, será visitado nesta sexta-feira, 7, por uma comissão de saúde, formada por advogados, promotores de justiça e deputados. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, acompanhará a visita, que está marcada para as 8 horas. Logo no início o diretor do hospital, Wálter Frota, fará uma apresentação do perfil do Albert Sabin antes e depois da ampliação e reforma da nova unidade com quatro pavimentos, já concluída e em pleno funcionamento.  Mostrará ainda como vai ficar o hospital após a conclusão total das obras, que ampliará dos atuais 12 mil para 40 metros quadrados de área construída.

O hospital continua em obras. Atualmente, os serviços são de reforma da emergência e do bloco A, que abriga a área de neonatalogia. Até o final deste mês deve ser concluído o espaço do “Recanto das mães”, onde elas ficam acolhidas durante todo o período de internação dos filhos. “Isso é uma atitude concreta de humanização porque a recuperação das crianças está intimamente ligada ao bem-estar das mães”, afirma o diretor do Albert Sabin, Wálter Frota. Os recursos das obras, no total de R$ 9 milhões e 678 mil, são do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

Todas as obras são baseadas no Plano Diretor do Hospital e feitas dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/ Ministério da Saúde), que reduzem riscos de infecção hospitalar. Por mês o HIAS realiza 6 mil consultas e 450 cirurgias. Por ano, o número de internações chega a sete mil. Na emergência, são 3 mil atendimentos por mês, em média. O hospital é uma unidade terciária da Secretaria da Saúde do Estado, referência em assistência à criança e ao adolescente.