Ministério da Saúde anuncia R$ 24,6 mi para média e alta complexidade do CE

29 de abril de 2010 - 19:50

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 28, um adicional de R$ 24.610.400,00 anuais sobre o limite financeiro de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar do Ceará, atualmente de R$ 982.288.067,73. Com o adicional, o teto financeiro do Ceará aumenta para R$ 1.006.898.497,73 para o financiamento da atenção à saúde de média e alta complexidade. A boa notícia foi recebida pelo Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que retornou ontem à noite de Brasília.

Os municípios que participam da gestão dos 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que o Governo do Estado já começou a entregar à população também conseguiram um reforço de R$ 4.610.400,00 anuais do Ministério da Saúde para o custeio das novas unidades, administradas pelos consórcios públicos de saúde.

Do total de 17 CEOs regionais, cinco já tiveram as obras concluídas em Ubajara, Baturité, Russas, Juazeiro do Norte e Acaraú. Até agosto deste ano sete das 21 policlínicas regionais serão entregues à população em Tauá, Camocim, Baturité, Acaraú, Russas, Pacajus e Campos Sales. Essas novas unidades integram o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada no Estado do Ceará. O Programa inclui ainda o Hospital regional do Cariri, com 209 leitos, em fase final de construção, e o Hospital Regional Norte, com 269 leitos, em construção no município de Sobral para atender toda a população da região.