Estados do Nordeste trocam experiências para melhorar indicadores de DST/Aids

28 de abril de 2010 - 14:51

 

As coordenações estaduais e municipais de DST/Aids do Nordeste querem melhorar os indicadores das doenças sexualmente transmissíveis e aids na Região, a partir da difusão de experiências de trabalhos preventivos e educativos com as populações vulneráveis. A apresentação das experiências acontecerá durante a Reunião Macrorregional Nordeste de DST/Aids que a Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta quinta, 29, e sexta-feira, 30 de abril, das 8h30min às 17 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, com 200 participantes representando os nove estados e 76 municípios nordestinos.

 

Na manhã de quinta-feira, após a encenação da peça “Nas garras do Capa Bode” e depois da apresentação da situação epidemiológica da aids no Nordeste, no período de 1980 a 2009, pelo chefe da Unidade de Vigilância do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, será a vez da apresentação das experiências desenvolvidas pelo estado de Sergipe com profissionais do sexo e caminhoneiros e, na Bahia, com homens que fazem sexo com homens (HSH), gays e travestis. Fortaleza apresentará experiência do trabalho realizado com homossexuais femininas.

 

No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2008, já foram identificados 506 mil casos da doença. Do total de notificações, cerca de 80% estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Houve 18.155 casos identificados na Região Norte (4%), 58.348 no Nordeste (12%), 305.725 na Região Sudeste (60%), 95.552 na Região Sul (19%) e 28.719 na Centro-Oeste (6%). As regiões Norte e Nordeste mantêm a tendência de crescimento do número de casos. Como resultado dessa dinâmica regional da epidemia, a taxa de incidência de aids no país mantém-se estabilizada, ainda que em patamares elevados.

 

À tarde, será exibido o filme “O Auto da Camisinha”, produzido com apoio da Sesa, a partir das 14 horas. Em seguida, os participantes conhecerão o cenário atual e as ações estratégicas para o enfrentamento da co-infecção HIV-tuberculose. No Brasil, cerca de 15 mil novos casos notificados de tuberculose a cada ano, são HIV positivo. No final da programação do dia, Gérson Pereira apresentará a Portaria ministerial 3252, do Bloco de Vigilância em Saúde, que aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

 

Na sexta-feira pela manhã, a professora Lígia Kerr, do Departamento de Saúde Comunitário da Universidade Federal do Ceará (UFC), mostrará como utilizar dados de pesquisas desenvolvidas no Nordeste para melhorar as políticas de enfrentamento das DST e aids. Em seguida, o coordenador estadual de DST/Aids de Pernambuco, François Figueroa, apresentará os indicadores operacionais e epidemiológicos dos estados nordestinos. À tarde será discutida e aprovada a Carta de Fortaleza.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

29 DE ABRIL

8h30min – Abertura

9h – Apresentação da peça “ Nas garras do Capa Bode”

9h45min – Situação Epidemiológica da AIDS na região Nordeste no período de 1980-2009
Gerson Pereira – Departamento DST/AIDS/SVS/MS

10h45min – Trabalhando com populações vulneráveis: experiências de estados e municípios
– Experiência de Sergipe (profissionais do sexo caminhoneiros)
– Experiência de Fortaleza (homossexuais femininas)
– Experiência de Pernambuco ( HSH, Gays e travestis)
– Experiência de Porto Seguro

12h30min – Almoço

14h – Apresentação do Filme  “O auto da camisinha”

14h45min – Coinfecção HIV/TB: cenário atual e ações estratégicas para o enfrentamento
Roberto da Justa  | Infectologista do Hospital São José

16h – Discutindo a Portaria n.º 3252 do Bloco de Vigilância em Saúde
Gerson Pereira

 

30 DE ABRIL

8h30min – Informes da COGE

9h – Pesquisas desenvolvidas no Nordeste: como utilizar os  dados para melhoria da Política de Enfrentamento de DST/AIDS
Lígia Kerr | Profª do Departamento de Saúde Comunitária  – UFC

10h30min – Apresentando os indicadores operacionais e epidemiológicos dos estados do Nordeste: porque e como monitorar
François Figueiroa | Coordenador Estadual de DST/AIDS de Pernambuco

12h30min – Almoço

14h – Discussão da Carta de Fortaleza

15h30min – Redefinição do representante da Coordenação Municipal na COGE
Roberto da Justa  | Infectologista do Hospital São José

16h – Encaminhamentos

17h – Encaminhamentos