Inscrições de projetos no PET-Saúde com foco na vigilância vão até 30 de abril

16 de abril de 2010 - 16:32

Ministros lançam PET Saúde com foco na vigilânciaCerca de 500 de estudantes de cursos de graduação serão incluídos no programa PET-Saúde – Vigilância em Saúde a partir deste ano. E os produtos dos seus estudos serão amplamente divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na conclusão dos cursos, visando a contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde. Haverá bolsas também para tutores acadêmicos e preceptores. Os interessados podem encaminhar projetos pelo correio até 30 de abril. (Veja a íntegra do Edital nº 7 e da Portaria Conjunta nº 3, ambos de 3 de março de 2010).

Instituições de Educação Superior (IES), em conjunto com Secretarias Estaduais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde, podem apresentar propostas para participar do processo seletivo de ingresso no PET-Saúde – Vigilância em Saúde.

As bolsas do programa destinam-se a estudantes, seus tutores acadêmicos e preceptores, que serão técnicos do SUS lotados nos Serviços de Vigilância em Saúde. Cada projeto selecionado será contemplado com bolsas, na seguinte composição: uma para tutor acadêmico; e duas para preceptores responsáveis pelo aprendizado em serviço de cada grupo de oito estudantes.

Os projetos terão como produto final análises de situação em saúde e o monitoramento e análise de eventos, abordando-se temas como o perfil da população local relativo aos nascimentos, adoecimentos e mortes; análises do perfil de ocorrência de doenças transmissíveis, não-transmissíveis e de agravos à saúde que acometem a população, como doenças endêmicas e epidêmicas, violências, acidentes de trânsito e acidentes de trabalho; análise da situação dos determinantes sociais da saúde e das desigualdades e iniquidades em saúde; análise de desempenho e monitoramento dos serviços de saúde; análise dos fatores de risco e proteção à saúde da população; análise dos riscos ambientais à saúde e qualidade de vida da população; e análise e monitoramento de situações que configurem emergências epidemiológicas com risco à população.

O programa PET-Saúde – Vigilância em Saúde nasceu de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,  da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria de Atenção à Saúde, e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior. O programa atenderá à grande necessidade do SUS de fomentar estudos e análises na área de vigilância em saúde, no âmbito da formação de estudantes de graduação dos mais diversos cursos do ensino superior.

Desta forma, a Vigilância em Saúde, considerada pela área técnica de suma importância para o SUS, entra definitivamente na agenda de ensino e pesquisa dentro da universidade, numa perspectiva ampliada e de troca, em que os profissionais do serviço, vinculados à vigilância, passam também a exercer um papel no processo de ensino-aprendizagem, orientados por um docente com experiência pedagógica, em atividade de iniciação docente.

As pesquisas desenvolvidas na universidade ganham relevância social, na medida em que partem das análises concretas das situações de saúde da população, traduzindo assim o papel da universidade e sua inserção social para a formação dos futuros profissionais de saúde.

Veja abaixo os valores mensais das bolsas
Estudantes – R$ 300,00.
Tutores acadêmicos – R$ 1.045,68.
Preceptores – FR$ 1.045,68.

MAIS INFORMAÇÕES:
Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
(61) 3213-8083 | svs@saude.gov.br