Começa dia 5 vacinação da população de 20 a 29 anos contra gripe A

31 de março de 2010 - 17:08

Começa segunda-feira, 5 de abril, a terceira etapa da vacinação contra a influenza A (H1N1). Deve se vacinar até o dia 23 de abril quem tem entre 20 e 29 anos, faixa etária que soma no Ceará uma população de 1.637.059 pessoas. A meta, a exemplo das outras etapas, é vacinar o mínimo de 80% da população alvo. A Secretaria da Saúde do Estado está recebendo do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 31 de março, um novo lote de 1,8 mil doses da vacina, que serão distribuídas a partir de segunda-feira entre todos os municípios do Ceará, responsáveis pela aplicação da vacina. Quem vai se vacinar, deve comparecer aos postos de vacinação indicados pelos municípios com um documento de comprovação da idade.

Entre os grupos prioritários para vacinação definidos pelo Ministério da Saúde, os jovens entre 20 e 29 anos formam a faixa etária mais acometida, representando 24% do total de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza pandêmica (H1N1) em 2009 em todo o país. Nas duas etapas anteriores da campanha, iniciada em 8 de março, foram vacinados os trabalhadores em saúde e a população indígena na primeira etapa, e, na segunda, as gestantes, os doentes crônicos e as crianças entre 6 meses e 2 anos.

No Ceará, a segunda etapa da vacinação não será encerrada na sexta-feira, 2 de abril, como previsto no calendário do Ministério da Saúde. O Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev) da Secretaria da Saúde, que coordena a campanha de vacinação no Estado, decidiu estender a segunda etapa de vacinação pelo menos até terça-feira, 6 de abril, por conta do feriado da Semana Santa. De acordo com o Nuprev, todos os municípios dispõem de vacina suficiente para atender a população, mesmo antes do novo abastecimento, a partir de segunda-feira.

O Ceará vacinou nas duas primeiras etapas da campanha um total de 210.039 pessoas, de acordo com as informações repassadas pelos municípios que notificaram as doses ministradas. O Nuprev expede ofício nesta quarta-feira, solicitando a notificação diária do número de vacinas aplicadas, o que não vem sendo cumprido por todos os municípios. Pelos números informados até agora, somente o grupo dos trabalhadores da saúde superou a meta de vacinação, chegando à cobertura de 96% da população alvo, um total de 210.039 pessoas vacinadas.

Entre os indígenas, foram vacinadas 14.669 pessoas, representando 65% da meta. As 20.702 gestantes vacinadas representam 12% da meta. Para esses dois grupos, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, a vacinação se estenderá até o final da campanha, em 21 de maio. Nos outros grupos, foi informada a vacinação de 45.943 portadores de doenças crônicas (5% da meta) e 45.920 crianças menores de 2 anos (22% da meta). A orientação do Nuprev e manter a vacinação dos grupos prioritários até o cumprimento das metas fixadas.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulga nota técnica da Influenza A (H1N1), com informações atualizadas.

> Clique aqui para ver nota técnica da Influenza A (H1N1) (31.03.2010)

> Influenza A (H1N1) – Nota Técnica para Gestantes (21.01.2010)

> Informe Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 – Edição n°11 – Dezembro de 2009 (Ministério da Saúde) 

> Nota técnica: manter ambientes arejados para proteção contra influenza A (H1N1)

> Perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde

> Aulas e apresentações