Lacen de Tauá atenderá população de 15 municípios

24 de março de 2010 - 19:03

Às 16 horas desta sexta-feira, 26, o Governador Cid Gomes fará a inauguração do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. José Nilson Rodrigues Furtado – Unidade Tauá. A nova unidade, que fica na Rua Abigail Cidrão, 30, bairro Colibris, ocupa área de 1.031,62 metros quadrados. Em obras, o Governo do Estado investiu R$ 1,3 milhão. Na aquisição de equipamentos, o investimento foi de R$ 700 mil. Fonte única: Tesouro do Estado.

Com a construção do novo laboratório, a Unidade do Lacen, em Tauá, atenderá a população dos quatro municípios da 14ª Cres e dos 11 municípios da 15ª Cres, de Crateús – Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópoles e Tamboril.

O novo Lacen de Tauá amplia e facilita o acesso a exames. Além de exames de HIV, hanseníase, tuberculose e dengue e análise da água para consumo humano, a população terá acesso, na própria região onde mora, a exames de rubéola, toxicoplasmose, citomegalovírus, hepatites virais e cultura de tuberculose.

O Lacen, além da unidade central em Fortaleza, tem unidades regionais nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Senador Pompeu e Icó. Já está definida a construção de uma nova unidade do Lacen em Sobral, no norte do Estado.

HOMENAGEM

A unidade do Lacen em Tauá recebe o nome do dentista José Nilson Rodrigues Furtado. Nasceu em 27 de novembro de 1935, na cidade de Lavras da Mangabeira. Era filho de Raimundo Gonçalves Furtado e Gercina Rodrigues Furtado. Na década de 1950 a família migrou para a capital a procura de melhores condições de sobrevivência e para formar os filhos. Para ajudar no sustento da família, os filhos vendiam rosas de porta em porta rosas. Quando completou 18 anos de idade, José Nilson Rodrigues Furtado ingressou na polícia militar, com o cargo de cabo. Foi delegado nas cidades de Itatira, Sobral e Parambu.

Casou-se com a senhora Maria Aucira Duarte Moreira, com quem teve seis filhos. Vivendo com dificuldades, resolveu fazer vestibular para Medicina. Com a nota obtida, conseguiu uma vaga para a Faculdade de Odontologia na Universidade Federal do Ceará. Formou-se em 1971 como cirurgião dentista. Neste ano fixou residência em Tauá. E começou a prestar serviços para a comunidade mais carente, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá. Atendia também, como cirurgião dentista, no antigo Funrural. Em 1980 divorciou-se da primeira esposa. Conheceu Ana Maria Gonçalves Bizerra. Desa união, nasceu um filho.

Nas horas vagas se dedicava a pintura impressionista, a poesia, crônicas e trovas. Foi a partir dá que teve a inspiração para criar o hino de Tauá. Eternizou no hino oficial do município o amor e respeito à cidade.