Motolâncias vão agilizar atendimento do SAMU Litoral Leste

23 de março de 2010 - 17:27

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Litoral Leste recebe nesta terça-feira novos veículos para agilizar a assistência aos pacientes. O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, faz hoje, às 17 horas, a entrega de duas motolâncias, que são motocicletas adaptadas para o atendimento de urgência, durante a inauguração da unidade da Rede BiblioSUS no Eusébio, que vai funcionar no Núcleo de Educação Permanente do SAMU Litoral Leste, na Rua da Paz, 29, Centro.

A moto a serviço do SAMU 192 é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso que as ambulâncias muitas vezes não conseguem passar com facilidade. Os veículos de intervenção rápida (motolância SAMU 192) antecedem a chegada da ambulância de suporte avançado para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.

As motolâncias SAMU 192 promovem o atendimento rápido e diminuição do tempo-resposta o que interfere muito na vida que está sendo socorrido, pois quando mais rápido chegar o socorro à vítima menor serão as possibilidades de óbitos e seqüelas mais agravantes. As motolâncias são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como: infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais, nestes casos quanto menor o tempo do socorro menor serão as seqüelas.

Com a inauguração da unidade da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS), a Secretaria da Saúde tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde. A Estação BVS garante acesso livre e gratuito às informações em saúde. Com a orientação de um profissional especializado, o usuário pode pesquisar em mais de 15 milhões de referências e textos completos de publicações nacionais e internacionais. O serviço atende a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e a todo cidadão interessado.

Após a inauguração da unidade da Rede BiblioSUS, o secretário João Ananias dá início ao Curso de Suporte Básico de Vida, oferecido pelo SAMU Litoral Leste para 42 agentes comunitários de saúde do município de Aquiraz. Com o curso, os agentes de saúde serão capacitados a prestar os primeiros socorros em casos de urgência, ajudando a salvar vidas.