Formulário informa pacientes do Hospital César Cals sobre custos do tratamento

3 de março de 2010 - 19:21

Você faz ideia de quanto o Sistema Único de Saúde e o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, investem todos os meses no atendimento aos pacientes de um hospital de alta complexidade? Faz ideia de quanto custa a realização de um parto com complicações e o bebê permanecendo mais de um mês na Unidade de Terapia Intensiva neonatal? No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual, a partir desta quinta-feira, 4, todos os pacientes ficarão informados, após o atendimento e tratamento, sobre os custos dos serviços realizados. Às 9 horas, no César Cals, Avenida Imperador, 545, o secretário da saúde do Estado, João Ananias, e o diretor do hospital, Valdy Menezes, farão o lançamento e implantação do formulário de prestação de conta de quanto é investido na saúde dos pacientes atendidos no hospital. Por mês, sete mil.

Todos os meses, mais de R$5 milhões, em média. são destinados para o Hospital César. Desse total, R$3 milhões e 275 mil são do Tesouro do Estado e o restante vem do SUS. No caso da mulher com parto com complicações e o bebê internado durante um mês na UTI, o custo mensal, em média, é de R$25 mil. Para João Ananias, “liberar os formulários de prestação de conta, deixando os pacientes informados sobre quanto é investido na saúde deles, como retorno dos impostos no direito à saúde, é uma ação de transparência”. Além disso, ele afirma, que “somente a partir do acesso a informação a população passará a valorizar mais a saúde pública, a ver o SUS como o grande patrimônio dos brasileiros”.  Será o caso da dona de casa, Eridulce Gomes Leitão. Internada há 36 dias após uma gestação de alto risco e com o bebê na UTI, ela deixará o hospital nas próximas semanas sabendo quanto foi gasto na recuperação dela e do filho. Até agora já foram investidos na saúde da mãe e do bebê R$25 mil.

Segundo o diretor do hospital, Valdy Menezes, independente do tipo e quantidade de exames, cirurgias, medicamentos, tempo de internação ou dos valores os pacientes receberão o formulário. Por mês, em média, são realizadas no César Cals 5.737 consultas, 368 partos, 945 internações.