SAMU treina profissionais para salvar vidas de vítimas de fibrilação ventricular

1 de março de 2010 - 18:19

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Litoral Leste) está mais preparado para salvar vidas. Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, 77 profissionais, entre socorristas e técnicos em enfermagem, foram treinados na utilização do desfibrilador externo automático (DEA) e em ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Criado nos anos 90, o desfibrilador externo automático possibilita o diagnóstico e tratamento imediato através de descarga elétrica de uma das condições de maior morbimortalidade e maior urgência na medicina – a fibrilação ventricular. A sua utilização aumenta de 10% para 90% a possibilidade de sobrevivência do paciente. O SAMU Litoral Leste dispõe de dez aparelhos.

O SAMU Litoral Leste realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios conveniados e Fortaleza.

O serviço atende às 24 horas do dia e conta com uma frota de 12 ambulâncias, sendo duas UTIs móveis e dez básicas. A equipe de atendimento conta com 35 médicos, 40 socorristas 25 enfermeiras, 60 técnicos de enfermagem, além de 30 bombeiros integrados ao serviço. O SAMU Litoral Leste, com sede no Eusébio, na Região Metropolitana, atende 514 mil habitantes de 14 municípios: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio e Ocara.