Em busca dos 100 mil: Hemoce visita primeira cidade para cadastro de medula óssea

25 de fevereiro de 2010 - 18:58

A primeira cidade do interior do Ceará que vai entrar na campanha em busca dos 100 mil cadastros para doação de medula óssea é o município de Pentecoste, a 93 quilômetros de Fortaleza. A equipe do Hemoce visita a cidade no dia 26 de fevereiro para realizar o treinamento dos profissionais de saúde do município. E no dia 27, será realizado o trabalho de cadastro daqueles que quiserem doar medula óssea, entre 8h e 15h. Para isso, o Hemoce conta com a parceria de líderes comunitários, agentes de saúde, professores da Universidade Federal do Ceará, além da Prefeitura e Secretaria da Saúde de Pentecoste.

A meta é chegar a 100 mil voluntários a doação de medula óssea no Ceará até dezembro de 2010, quando se comemora a Semana Nacional do Doador de Medula. Em junho de 2008, O Hemoce contava com 25 mil voluntários cearenses cadastrados no Redome. Em um encontro realizado no INCA, no Rio de Janeiro, o hemocentro do Ceará recebeu um prêmio de reconhecimento por este trabalho e se comprometeu a alcançar 30 mil cadastros até o final do ano. Em outubro a meta foi batida, 2 meses antes do previsto.

Felizes com o resultado, a equipe de Captação de Doadores e a Direção do Hemoce decidiram estabelecer uma nova meta: chegar a 50 mil doadores até o meio do ano de 2009. Em agosto, fechamos este número. Hoje, 12 de fevereiro de 2010, já estamos com 58.200 cearenses cadastrados no Redome. Agora, o novo desafio é completar os 100 mil voluntários inscritos somente no Ceará. Para cumprí-lo, precisamos lançar mão do apoio dos 5 hemocentros regionais espalhados no interior do Estado, nas cidades de Iguatu, Crato, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral.

Nestes anos de trabalho, desde que o hemocentro começou a documentar os dados da medula no Ceará, foram registradas 8 convocações de cearenses compatíveis para a doação em 2008; 9 convocações em 2009 e até agora já temos 3 convocados em 2010.

Assessoria de Comunicação do Hemoce
( Sabrina Lima | sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. | 3101.2308 )