João Ananias vê obras do Hospital do Cariri e inaugura CRES de Juazeiro

5 de fevereiro de 2010 - 20:12

O Hospital Regional do Cariri já está com 70% das obras prontas. Nesta terça-feira, 9, o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, vai estar em Juazeiro do Norte, e verá de perto, às 10 horas,  os serviços de construção do maior hospital da região, com 209 leitos. As obras começaram em fevereiro do ano passado e devem ser concluídas até julho deste ano. João Ananias   também vai inaugurar em Juazeiro, na terça-feira, às 14 horas, a ampliação e reforma da sede da Coordenadoria Regional de Saúde., que fica na Rua das Flores, 492.

Para a construção do Hospital Regional do Cariri, o Governo do Estado está investindo 60 milhões de reais e mais 23 milhões e 500 mil reais na aquisição de equipamentos. Os recursos são exclusivamente do Tesouro do Estado. No hospital, a população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo terão assistência especializada em diversas áreas, como traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica. A população do Cariri terá acesso ainda  a serviços e exames que hoje, na rede pública, são realizados somente na capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o HGF faz esse exame. Outro importante serviço que o Hospital Regional do Cariri vai oferecer  é a tomografia computadorizada.

Já na ampliação e reforma da CRES de Juazeiro, o Governo do Estado investiu 156 mil e 793 reais. Com as obras, a CRES ganhou uma sala estruturada para a Central de Regulação, climatizada e informatizada, com melhores condições de funcionamento e de acolhimento dos trabalhadores. O setor de endemias passou a ter duas novas salas. O setor de imunização também ganhou duas salas climatizadas. Outras CRES, ampliadas e reformadas, estão sendo inauguradas.  As próximas serão a de Crateús e de Itapipoca, até o final deste mês.

O PERFIL DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI

População atendida:  Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no total de 1.366.709 habitantes.

Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

Valor da obra: R$ 66.414.000,00

Valor dos equipamentos: R$ 23.500.000,00

Número de leitos:

Geral: 209
  Leitos cirúrgicos: 87
  Leitos clínicos: 87
  UTI adulto: 20
  UTI semi-intensiva: 15

– Especialidades:
  * Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

– Serviços:
  * Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma,litotripsia.

– Total de profissionais: 1.115
  Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.
  Número de profissionais de nível médio:  650