Trabalhadores e as famílias terão atendimento à noite no Ceram e Cerest

29 de janeiro de 2010 - 17:55

Os trabalhadores e trabalhadoras que não podem cuidar da saúde durante o dia agora passam a ter opções no turno da noite. A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, duas unidades da Secretaria da Saúde do Estado vão funcionar das 17 às 21 horas, na capital. O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Centro Estadual de Referência e Apoio à Saúde da Mulher (Ceram) farão o atendimento noturno de segunda a sexta-feira. No Ceram, que fica na Rua Francisco Pinto, 363, no bairro Benfica, a família terá assistência de médico pediatra e clínico geral e ainda de psicólogos infantis. Já no Cerest, na Avenida do Imperador, 498, Centro, o atendimento será feito por médico clínico geral e urologista.   

O funcionamento do Ceram e do Cerest à noite faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da Sesa. Foi iniciado em novembro do ano passado, quando o Centro de Saúde do Meireles, unidade da rede estadual de saúde, na Avenida Antônio Justa, 3113, passou a acolher e atender trabalhadores e suas famílias das 17 às 21 horas. O objetivo do programa é desenvolver ações que garantam o atendimento preventivo e curativo, especialmente à população masculina. Na maioria das vezes, os homens só procuram os serviços de saúde quando a doença já está avançada, o que reduz os níveis de cura. “A prioridade são os homens, mas para promover e proteger a saúde da família estamos oferecendo a alternativa do expediente noturno também para atender as suas mulheres e filhos”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

No Ceará, a expectativa de vida dos homens ao nascer é de 63,68 anos. Isso representa 8,7 anos a menos do que as mulheres. Em 2008, as doenças do aparelho circulatório (AVC, infarto, hipertensão) foram responsáveis por 20, 77% das mortes de homens no Ceará.  Em seguida aparecem as causas externas (homicídios, acidentes de trânsito, suicídio), com 15.15% do total de homens mortos em 2008.  

ONDE FICAM AS UNIDADES DE ATENDIMENTO NOTURNO:

Ceram – Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: Rua Francisco Pinto, 363, Benfica.

Cerest – Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador: Avenida Imperador, 498, Centro, ao lado do Hospital Geral César Cals.

Centro de Saúde do Meireles: Avenida Antônio Justa, 3113.