Nota orienta grávidas sobre cuidados com a gripe A

21 de janeiro de 2010 - 17:52

Como medida de precaução contra a gripe A, a Secretaria da Saúde do Estado e o Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A lançam nota técnica para diretores de postos de saúde e hospitais e os profissionais de saúde sobre os cuidados com as mulheres grávidas e os bebês. Das três mortes no Ceará causadas pelo vírus H1N1, uma foi de uma grávida de seis meses. As gestantes estão incluídas no grupo de risco. Elas sofrem alterações na imunidade e ainda modificações na dinâmica respiratória por causa do aumento da pressão intra-abdominal já a partir do terceiro mês de gravidez.

A nota recomenda que as profissionais que estão grávidas e trabalham em emergências de hospitais, pronto-atendimento, consultórios odontológicos, em transportes coletivos, estabelecimentos de ensino, refeitórios e supermercados: devem usar máscara cirúrgica ou serem remanejadas para outro setor. Isso porque têm contato intensivo com potenciais pessoas infectadas pelo vírus. Em caso de sintomas de gripe, a recomendação é de que os trabalhadores e trabalhadoras não compareçam ao trabalho para evitar a contaminação de outras pessoas, em especial as grávidas.

Para os cuidados básicos, a nota reforça a importância de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool-gel a 70ºC e evitar contato com pessoas gripadas.  E mais: toda grávida deve procurar um serviço de saúde ao apresentar sintomas de gripe o mais breve possível e adotar uma alimentação saudável com bastante frutas e verduras e tomar muito líquido.

VEJA, NA ÍNTEGRA, A NOTA INFLUENZA A (H1N1) PARA GESTANTES.

Influenza A (H1N1) – Nota Técnica para Gestantes

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e o Comitê Estadual de prevenção e controle da influenza A(H1N1) considerando:

a) que em 2009 no Ceará foram confirmados 106 casos, com três óbitos de mulheres, estando uma grávida de seis meses;

b)
que o vírus da influenza A (H1N1) está circulando no Ceará desde agosto de 2009;

c)
que frente às modificações da resposta imune, próprias da gestação, assim como as alterações da dinâmica respiratória decorrente do aumento da pressão intra-abdominal a partir do segundo trimestre de gestação, as mulheres grávidas apresentam uma susceptibilidade maior que a população em geral para complicações relacionadas à infecção pela influenza;

d)
que as gestantes têm se caracterizado como grupo de risco para Influenza A (H1N1) ocorrendo um número elevado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRGA e conseqüente aumento de óbitos causados por esta virose.

e)
que se faz necessário monitorar a situação epidemiológica da influenza A (H1N1) para este grupo;

Resolve, por uma medida de precaução, alertar para alguns cuidados que este grupo específico deve ter:

1- As profissionais que estão grávidas e que têm contato intensivo com potenciais pessoas infectadas, devem proteger-se mais, com o uso de máscara cirúrgica e/ou serem remanejadas para outro setor. Entende-se contato intensivo as profissionais que trabalham em emergências hospitalares, pronto-atendimento e centro de saúde, particularmente em consultórios odontológicos, profissionais que trabalham em transportes coletivos, estabelecimento de ensino, refeitórios, supermercados e congêneres.

2-
Os responsáveis por estas instituições ou serviços devem orientar os trabalhadores a não comparecerem às suas atividades regulares se apresentarem sintomas de gripe, para evitar a contaminação de outras pessoas, em especial as grávidas.

3-
Reafirmamos a necessidade de lavarem freqüentemente as mãos com água e sabão ou álcool-gel a 70ºc e evitarem contato com pessoas gripadas.

4-
Toda grávida deve procurar um serviço de saúde se apresentar sintomas de gripe o mais breve possível para ser avaliada.

5-
Sugerimos ainda, que as mesmas tenham uma alimentação saudável com bastante frutas e verduras e tomar líquido com freqüência, pratiquem exercícios de respiração profunda e atividades de relaxamento, caminhada leve por 15 minutos, diariamente, conforme orientação de seu médico.

> Clique aqui para ver nota técnica da Influenza A (H1N1) (29.01.2010)

> Informe Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 – Edição n°11 – Dezembro de 2009 (Ministério da Saúde) 

> Nota técnica: manter ambientes arejados para proteção contra influenza A (H1N1)

> Perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde

> Aulas e apresentações