Sesa realiza oficina para avançar na qualidade da assistência neonatal

19 de janeiro de 2010 - 18:16

A Secretaria da Saúde do Estado investe na qualidade da assistência à saúde para reduzir ainda mais os índices de mortalidade materna e infantil no Ceará. O Núcleo de Atenção Primária da Sesa realiza quarta-feira, 20 de janeiro, a “Oficina de trabalho de avaliação da melhoria da qualidade”, quando apresentará o Plano de Redução da Mortalidade Infantil. A oficina será no hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, das 8h30min às 16 horas, reunindo técnicos da Sesa, médicos e enfermeiros do Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza e Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Durante a oficina, os participantes estarão envolvidos na construção de uma proposta de Avaliação da Melhoria da Qualidade (AMQ Neonatal), que servirá de instrumento para o monitoramento da qualidade da assistência neonatal e dos resultados. A proposta levará em consideração os compromissos assumidos no Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e no Pacto pela Vida.

Em 2007, o Ceará registrou 105 óbitos maternos. A Secretaria da Saúde investiu e estimulou e  a melhoria dos serviços prestados nos municípios e, em 2008, o número caiu para 99 óbitos. Em 2009, mais redução. De acordo com as informações coletadas no Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna e no Sistema de Informação de Nascidos Vivos – SINASC/ DATASUS, a Razão de Mortalidade Materna foi de 53,4 por 100 mil nascidos vivos. O indicador foi calculado sobre a ocorrência de 44 óbitos maternos e 82.425 nascidos vivos A meta da Secretaria da Saúde do Estado é reduzir em 50%, até 2010, a razão de mortalidade materna registrada em 2006, de 70,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno. Essa realidade justifica o investimento permanente em capacitação.

O Ceará registrou pelo segundo ano consecutivo a maior redução na taxa de mortalidade infantil apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas em 1º de dezembro do ano passado. Entre 1998 e 2008, a taxa de mortalidade entre crianças no Estado foi reduzida em 37,14%. Caiu de 45,5 óbitos por mil nascidos vivos para 28,6 por mil. No ano passado, o IBGE já havia registrado redução de 58,23% na taxa entre 1991 e 2007, a maior do Brasil.