Sesa cria Comitê para enviar profissionais ao Haiti e arrecadar medicamentos

18 de janeiro de 2010 - 19:56

Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria da Saúde do Estado reuniu diversas instituições para planejar e definir ações de ajuda à população do Haiti, devastado por terremoto no último dia 12. Ciente da urgência das ações de assistência, na reunião a Sesa já criou e formou o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti, com nove representações – instituições e voluntário. Sem perder tempo, o Comitê, coordenado pela Sesa, também foi rápido nas decisões e iniciou logo após a reunião a mobilização junto a laboratórios, farmácias e empresas de medicamentos para arrecadação de remédios. O ponto de coleta dessas doações é na Central de Medicamentos do Estado, que fica na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana, que atende das 8 às 12 e das 13 às 17 e pelos telefones 31014361 e 31014439

Outra importante definição do Comitê é o cadastro de profissionais, de nível médio e superior, que queiram ser voluntários no atendimento aos milhares de haitianos. A seleção dos profissionais é a partir do perfil das necessidades apontadas pelo Ministério da Saúde. Os interessados em desenvolver ações humanitárias de saúde devem fazer o cadrastro, clicando aqui. Na próxima quinta-feira, 21, os voluntários já participarão, às 9 horas,  no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, de reunião com os integrantes do Comitê  para discutir o trabalho de ajuda ao Haiti.

Para a participação da população ficou definido que a conta para doações é a do Banco do Brasil, agência 1606-3, conta corrente 91000-7 – SOS Haiti. O Secretário da Saúde do Estado e Presidente do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti, João Ananias, afirma que “o momento é de prática da solidariedade de todo mundo”. Ele disse que “nós cearenses somos pródigos em adversidades, sobrevivendo as sistemáticas secas, e nesse momento é justo contribuir para, numa ação humanitária, com a assistência à população do País mais pobre das Américas”.  O secretário executivo da Sesa e coordenador do Comitê, Arruda Bastos, informa que o Alô Saúde, atendendo pelo telefone 0800 2751520, faz cadastro de voluntários.          

                                         
Composição do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti:

– Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
– Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde/ Sesa
– Coordenadoria de Assistência Farmacêutica/ Sesa
– Núcleo de Urgência e Emergência/ Sesa
– SAMU Litoral Leste/ Sesa
– Conselho Regional de Medicina
– Sindicato dos Médicos do Ceará
– Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado
– Diocese de Fortaleza
– Cruz Vermelha
– Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
– Luis Capelo (voluntário)