Hospital César Cals já realizou 356 cirurgias de estômago

8 de janeiro de 2010 - 19:23

Com 76 procedimentos realizados em 2009, o Hospital Geral César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, encerrou o ano com 356 pessoas operadas pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, desde sua implantação, em 2002. Atualmente, o serviço do HGCC é o segundo do Brasil e o único do serviço público a realizar cirurgias da obesidade por videolaparoscopia.

No César Cals, o paciente recebe atenção especial, não há apenas a internação para o procedimento cirúrgico. Todo mês, o HGCC reúne os pacientes e profissionais, na última sexta-feira de cada mês. As reuniões mensais são marcadas por orientações e esclarecimentos gerais feitos pelos profissionais do Serviço de Cirurgia Bariátrica.

As principais dúvidas que os pacientes possam ter são abordadas, bem como dicas, reforço das orientações para antes e depois da cirurgia. Uma equipe multiprofissional das mais variadas áreas, como clínicos gerais, cirurgiões, cirurgião plástico, cardiologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, está voltada para o atendimento, tanto nas consultas individuais quanto nas reuniões mensais.

O Hospital César Cals é o único da rede pública a fazer a cirurgia de redução. Por mês, podem ser realizados oito procedimentos. A equipe de cirurgiões conta com quatro médicos. O primeiro procedimento foi feito em janeiro de 2002 e, desde então, o hospital vem buscando aumentar o número de cirurgias, que são realizadas às quartas e sextas-feiras