SAMU Litoral Leste reforça plantões das sextas-feiras

30 de dezembro de 2009 - 12:50

Com a chegada das férias, aumenta o fluxo de veranistas e turistas nas praias do Ceará e o cuidado com a integridade dessa população. Nos meses de janeiro e fevereiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Litoral Leste vai reforçar as equipes plantonistas das sextas-feiras, que passam a atuar com cinco médicos, um a mais que nos plantões de rotina. A medida foi adotada depois que o estudo das estatísticas de 2009, quando foram realizados mais de 4 mil atendimentos, indicou as sextas-feiras como o dia mais vulnerável da semana.
De acordo com o diretor do SAMU Litoral Leste, Francisco Simão, não se trata nem de eventuais aumentos do número de acidentes nas sextas-feiras, mas da intensidade desses acidentes. Nas estradas, principalmente às sextas-feiras à noite e em que pese a intensa fiscalização, muitos motoristas consomem mais bebidas alcoólicas, se arriscam mais e acabam provocando acidentes com vítimas de maior gravidade.
Com sede no município de Eusébio, o SAMU Litoral Leste é acionado pelo telefone 192 e atende a uma população de 514 mil habitantes dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Ocara, além do município sede. São 14 municípios assistidos em trechos das rodovias CE 040, BR 116 e CE 122.
O serviço atende as 24 horas do dia e conta com uma frota de 12 ambulâncias, sendo duas UTIs móveis e dez básicas. A equipe de atendimento conta com 35 médicos, 40 socorristas 25 enfermeiras, 60 técnicos de enfermagem, além de 30 bombeiros integrados ao serviço. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, toda a equipe passou por cursos de aperfeiçoamento para dar mais qualidade ao atendimento. O SAMU atua sob três princípios – evitar mortes, minimizar seqüelas e viabilizar a recuperação das vítimas de acidentes.
Desde a sua implantação, o SAMU Litoral Leste realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.
O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios conveniados e Fortaleza.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
8733.8213/ 3101.5221.