Ceará vai integrar todas as unidades públicas de saúde

30 de dezembro de 2009 - 16:31

Até o final do primeiro semestre de 2010, o Ceará vai integrar todas as suas unidades públicas de saúde, estaduais e municipais, com recursos do Ministério da Saúde para implantação e implementação de Complexos Reguladores e informatização das unidades de saúde integrantes do Complexo Regulador. Serão destinados 2.472 kits de computador para as unidades públicas de saúde do Estado, no valor de R$ 8,3 milhões, que representam 10% dos recursos que o Ministério da Saúde vai investir no projeto em todo o país, conforme plano apresentado pela Secretaria da Saúde do Estado, de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria 2.907, de 23 de novembro de 2009, do Ministério da Saúde.
O financiamento garantido pelo Ministério da Saúde destina-se à aquisição de equipamentos para informatização, material permanente, ampliação e adequação de área física e capacitação de recursos humanos. As unidades de saúde integrantes do Complexo Regulador terão equipamentos de informática, equipamentos para estruturação de redes, equipamentos necessários para conexão com a internet, aparelho de telefone, headset e fax, mobiliário adequado para atividades relacionadas à central de regulação. Para as Centrais de Regulação. Além desses itens, as Centrais de Regulação ainda terão equipamentos de condicionamento de ar, equipamento de áudio-visual (projetor multimídia, videoconferência e audioconferência) e eletrodomésticos adequados para copa.
A informatização das unidades de saúde, incluindo postos de saúde, hospitais pólos, as 21 policlínicas que o Governo do Estado vai entregar à população em 2010 e os hospitais de referência, vai permitir o registro mais eficiente do atendimento aos usuários do SUS, a atualização do Cartão Saúde e a humanização do atendimento. A integração vai interligar todas as unidades em uma rede de regulação ampla, que vai agilizar o encaminhamento de pacientes. Na área da saúde, regulação é a ordenação do acesso aos serviços de assistência.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado