Missa em memória de Nilson Moura Fé será dia 21

18 de dezembro de 2009 - 18:09

   
A Secretaria da Saúde do Estado sofreu uma perda irreparável neste final de ano. A morte do supervisor do Núcleo de Atenção à Saúde Mental, Nilson Moura Fé, na terça-feira, 15 de dezembro, deixa grande lacuna no movimento da reforma psiquiátrica no Ceará. Em memória do médico psiquiatra que construiu sua história na saúde pública, será celebrada Missa de Sétimo Dia na segunda-feira, 21 de dezembro, às 19h30min, na Comunidade Face de Cristo, na Rua Dr. Edmilson Barros de Oliveira, 1919, bairro Cocó.

Nilson Moura Fé nasceu na cidade de Simplício Mendes, no Piauí, em 3 de agosto de 1938. Chegou a Fortaleza no ano de 1958. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 16 de dezembro de 1964. De idéias inovadoras, abraçou a causa da reforma psiquiátrica e da saúde mental. Militou no Movimento da Luta Antimanicomial e criou a Comissão de Reforma Psiquiátrica no município de Fortaleza.

Lançando mão de políticas de saúde inovadoras,contribuiu para a construção de uma rede de atenção integral em saúde mental. Implantou o primeiro CAPS do Nordeste, no município de Iguatu, em 1990, até o último CAPS a ser inaugurado no Estado do Ceará, totalizando 96 serviços. Teve presença contínua nos serviços de saúde mental do Estado, tendo visitado todos os CAPS com o mesmo entusiasmo de sempre.

Preocupado com a formação profissional, implantou o 1º. Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Ceará na década de 1980, estimulando a qualificação de médicos clínicos em saúde mental, apoiando as Jornadas de Saúde Mental em todo o Ceará e realizando os três Encontros de Saúde Mental das Macrorregiões de Saúde do Ceará.

Nilson Moura Fé era casado com Geralda e deixa os filhos Nilson Filho, Carlos Frederico, Abigail, Melissa, Daniel e Davi e os netos Nilson Neto, Julia, Bruno e Heitor.