João Ananias fala na revista SOCEGO sobre investimentos na saúde da mulher

16 de dezembro de 2009 - 18:58

Cumprindo os objetivos expressos na atual gestão, estamos incrementando a atualização científica de nossos sócios em todas as subespecialidades, através de cursos, conferências e simpósios e programa de educação continuada. Avançamos nossa convivência com as outras especialidades médicas e, conforme anunciamos como meta de trabalho, participamos de ação socioculturais que venham elevar a saúde da mulher em todas as faixas etárias.

Hoje entrevistamos o Secretário de Saúde do Estado, Dr. João Ananias, cuja Estratégia de Saúde da Mulher vem ao encontro de nosso trabalho atendendo ao artigo 3º – parágrafo 2º do nosso Estatuto. (Dr. Aluízio Soares, Presidente da Comissão Editorial)

SOCEGO – Quais os resultados esperados do Curso que a Sesa está realizando com a Socego?

João Ananias – Nada que estamos fazendo é sem planejamento. O curso faz parte  de uma ação planejada para atualizar e qualificar ainda mais os profissionais da Estratégia Saúde da Família. Queremos avançar na atenção e assistência, em especial, ao pré-natal e ao parto. Havia uma insatisfação de que os grandes treinamentos só aconteciam na Capital. Precisávamos reverter essa situação. Não podíamos fortalecer a regionalização apenas com obras e equipamentos.

SOCEGO– O Curso de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico -puerperal será para profissionais de regiões específicas ou será oferecido para todo o Estado?

João Ananias – Começamos com sete municípios da região do Acaraú. Lá, 150 profissionais fizeram o curso. Depois foi a vez de 10 municípios da região de Quixadá, com 185 médicos, enfermeiros e dentistas ficando mais preparados para cuidar da saúde da mulher. No Cariri, até o final deste ano, 700 profissionais terão feito o curso. Não vamos parar. Em 2010, a equipe do Dr. Garcia Neto, obstetra responsável pela saúde da mulher na Sesa, vai estender o curso às outras regiões.

SOCEGO – Por que priorizar os profissionais da atenção primária?

João Ananias – As equipes do Saúde da Família estão integrados ao dia a dia da mulher, acompanhando de perto a evolução da gravidez, a saúde do filho e da gestante. Nada mais natural do que investir na qualificação desses profissionais.. Com um pré-natal de qualidade e um parto bem assistido, teremos mais saúde para o bebê e para a mãe. Ou seja, menores índices de mortalidade materna e infantil. Estamos nesse momento capacitando equipes do Saúde da Família, mas já realizamos dezenas de cursos com profissionais dos Hospitais-pólo, de hospitais municipais e da rede estadual.

SOCEGO – Secretário, nem todas as mães têm acesso a exames importantes, como o teste de HIV. O que pode ser feito para mudar essa realidade?

RESPOSTA – Até o final deste ano 100% das gestantes do Ceará terão acesso ao teste de HIV, logo no início do pré-natal. Estamos assegurando isso em portaria. Como podemos planejar, estabelecer metas de redução da mortalidade materna sem garantir exames, como o do HIV? A redução da transmissão vertical do HIV e sífilis é uma das nossas metas.

SOCEGO – Quem trabalha no Saúde da Família se ressente de um instrumento com as informações da saúde da gestante. Temos informação de que a Secretaria da Saúde do Estado pensa em lançar o Cartão da Gestante? Como vai funcionar?

João Ananias – O Cartão da Gestante será distribuído com as equipes da Estratégia Saúde da Família de todos os municípios. Nele, além do agendamento das visitas e consultas, as equipes terão o retrato completo da saúde gestante. Vão constar no cartão dados da evolução da gravidez, como peso, apresentações e movimentos fetais, altura uterina, peso. Todos os exames laboratoriais estarão  destacados no Cartão da Gestante. O acompanhamento nutricional da gestante é outro destaque do cartão, além do plano de parto e maternidade de referência. Ou seja, com mais informações o risco de impresvistos fica reduzido na hora do parto.

SOCEGO – Em relação a obras e equipamentos, quais os investimentos do Governo do Estado específicos nas unidades que realizam parto e dão assistência às gestantes?

João Ananias – Doze Hospitais de Pequeno Porte, chamados de HPP, receberam kits de humanização, incluindo camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafdos e poltronas para acompanhantes. O total investido foi de 600 mil reais, recursos do Tesouro do Estado, Até o final deste ano mais municípios serão contemplados com o kit de humanização do parto.

SOCEGO – E na capital, quais o investimentos nos hospitais?

João Ananias – Nos sete hospitais que integram a rede estadual, há obras de ampliação e reforma. Acabamos de inaugurar a expansão do Hospital Dr. Waldemar Alcântara, com mais 66 novos leitos para pacientes com AVC.. Acabamos de inaugurar a unidade de AVC do HGF, com 20 leitos específicos para atendimento aos pacientes com AVC, a doença que mais mata no Ceará e no Brasil. Assim, com 86 leitos, o Ceará passa a ter a maior rede de assistência ao AVC. No Albert Sabin, já no próximo mês, será inaugurada a expansão que triplica o tamanho atual do hospital. No Hospital São José está sendo construída uma nova ala de internação. No Hospital de Messejana, em breve, os pacientes vão perceber a diferença na qualidade e ampliação da emergência, com 58 novos leitos e 32 reformados.