Encontro discute dia 19 psiquiatria infantil

10 de dezembro de 2009 - 17:35

   
Com o objetivo de promover a psiquiatria infantil no Hospital de Saúde Mental de Messejana, será realizado no sábado, 19 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Auditório Gilson Holanda, o I Encontro de Psiquiatria Infantil do Ceará. O encontro vai propor a realização de especialização em 2010 para que seja retomada a Residência em Psiquiatria do Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (NAIA). Atualmente, a fila de espera é de mais de 100 crianças para esse serviço.

Estima-se que de 10% a 20% da população de crianças e adolescentes sofram de transtornos mentais. Desse total, de 3% a 4% necessitam de tratamento intensivo. Entre os males mais freqüentes estão a deficiência mental, o autismo, a psicose infantil, os transtornos de ansiedade. A incidência e a prevalência epidemiológicas dos distúrbios do desenvolvimento e dos transtornos mentais na infância são desconhecidos na maioria dos países em desenvolvimento. Um estudo multicêntrico conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta uma taxa de 12% a 29% de prevalência de transtornos mentais na infância.

Os transtornos mentais na infância e adolescência não são irrelevantes, mas desconsiderados, deixando um grande número de crianças sem assistência. O estudo da OMS conclui ainda que os profissionais da atenção primária identificam em média apenas 10% a 22% dos casos de transtornos mentais que chegam aos serviços. Ou seja, entre 80% e 90% dos problemas de saúde mental infantil não são diagnosticados na atenção primária e, portnato, não tratados.

No Brasil não existem dados confiáveis em estudos epidemiológicos. As informações do Datasus SUS revelam que, de fato, os profissionais de saúde não sabem diagnosticar adequadamente os transtornos mentais específicos da infância.

As inscrições para o I Encontro de Psiquiatria Infantil do Ceará as 60 vagas abertas podem ser feitas na Residência Médica do HSMM, com Ozarina, no valor de 30 reais para residentes, 50 reais para médicos e profissionais do HSMM e de 80 reais para profissionais não ligados ao Hospital.