Programação especial marca Dia Nacional do Doador de Córnea no HGF

8 de dezembro de 2009 - 17:07

Na hora de agradecer, um novo pedido: aumentar as doações. É assim que o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza, HGF,  realiza programação especial dia 11, próxima sexta-feira, marcando assim as comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Córnea, que transcorre no dia 13 de dezembro. A programação é focada na importância da doação e no gesto de caridade daqueles que devolvem a visão ao próximo. O evento acontece no auditório principal do HGF, e logo no início, às 8h40min, uma homenagem: “um minuto de silêncio pelo doador”. Em seguida, os secretários de Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos, e do Município, Alexandre Mont’Alverne, participam de uma mesa de debate sobre o tema, chamando atenção para a importância de “ganharmos mais doadores”. Além dos dois secretários, também farão pronunciamento a diretora geral do HGF, Níobe Furtado Barbosa, o coordenador do setor de oftalmologia, Carlos Afonso Silva e a responsável técnica do Banco do Olhos, Marineuza Memória.

Na programação constam ainda os depoimentos de receptores de córnea, além de esclarecimentos sobre o funcionamento da Comissão Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes/HGF, que faz a abordagem aos familiares de potenciais doadores. Uma apresentação artística musical encerrará a comemoração alusiva ao Dia Nacional do Doador de Córneas no HGF. Ainda durante o evento, familiares de doadores vão receber do hospital uma Carta Oficial de agradecimento pelo gesto de solidariedade.

Segundo dados da Central de Transplantes do Estado, até o dia 7 de dezembro de 2009, 746 pessoas estavam na fila por uma córnea. Este ano, até novembro foram feitas 377 doações e realizados 372 transplantes de córneas. Janeiro e março aparecem com os meses com mais doações: 43, cada. A partir de julho os números caíram. Em novembro foram 34 doações e 24 transplantes, resultado inferior ao atingido em igual período do ano passado: 53 doações e 48 transplantes. Números que reforçam a necessidade de que se ampliem as doações para que mais pessoas possam ter a oportunidade de olhar a vida através de uma nova córnea.

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Gilda Barroso (gilda@hgf.ce.gov.br / 85 3101-7086)