Encontro de saúde bucal começa dia 10

8 de dezembro de 2009 - 18:10

O Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico já recebeu 300 inscrições para o evento que acontece de 10 a 12 de dezembro, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles. As inscrições ainda podem ser feitas pela internet, no endereço http://ecatespo.esp.ce.gov.br/, até a meia-noite desta terça-feira, 8 de dezembro, ou na abertura do evento. Não é cobrada taxa de inscrição. O encontro vai promover o debate em torno dos avanços e desafios no campo da saúde bucal coletiva, a partir das experiências desenvolvidas no Sistema Único de Saúde, nas pesquisas e aprendizados na formação de recursos humanos.

Antes do início do encontro, será realizada na quinta-feira, das 10 às 12 horas, reunião para apresentação da Política Estadual de Saúde Bucal a representantes de entidades de classe, dos cursos de odontologia, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante a reunião serão expostas a situação atual das Equipes de Saúde Bucal e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Ceará, as iniciativas de formação de recursos humanos em saúde bucal e o cenário atual de implantação da fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

No mesmo dia, à tarde, das 14 às 17 horas, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, participa do painel de debates sobre os “Desafios na gestão pública das ações e serviços de saúde bucal no Brasil”. Na abertura do encontro, às 18h30min, ele participa da conferência “Avanços, limitações e perspectivas do programa Brasil Sorridente”. Para os outros dias do evento, estão programados debates sobre a epidemiologia, vigilância e planejamento da gestão em saúde bucal.

Devem participar do encontro 400 gestores e profissionais que trabalham na saúde pública, além de professores e estudantes da área da saúde.