Sesa reforça prevenção contra a gripe A

7 de dezembro de 2009 - 18:15

Após três meses de registros reduzidos e isolados de casos de Influenza A (H1N1) no Ceará, volta a aumentar a preocupação da Secretaria da Saúde do Estado com a doença. Foram confirmados na primeira semana deste mês (semana epidemiológica 49) sete casos da doença em crianças atendidas no Hospital Infantil Albert Sabin. Todas estão em casa e passam bem. Os casos evidenciam a circulação do vírus A (H1N1). Outro fator preocupante é que no vizinho Estado do Rio Grande do Norte há 9 óbitos confirmados da doença. A Sesa reforça a proteção e os cuidados básicos com a doença, destacando a importância de evitar aglomerações – abaixo as orientações.

Desde a confirmação do primeiro caso da doença no Ceará, em 24 de junho de 2009, 80 pessoas tiveram a doença confirmada até hoje, 7 de dezembro. Nenhum óbito foi registrado no Estado. Nas ações de mobilização e prevenção contra a nova gripe, a Secretaria da Saúde do Estado envolveu 13 instituições, criando em maio deste ano o Comitê Estadual de Prevenção em Controle da Influenza A (H1N1). Através de boletins no site (www.saude.ce.gov.br), a Sesa atualiza as informações sobre a situação da doença no Estado e alerta sobre os cuidados permanentes. 
                                      

AS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS

– As pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o início dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o ácido acetil salicílico.

– Higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções.

– Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.

– Manter os ambientes arejados.   


> Clique aqui para ver nota técnica semanal da Influenza A (H1N1) (08.12.2009)


>
Nota técnica: manter ambientes arejados para proteção contra influenza A (H1N1)

> Informe Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 – Edição n°10 – Novembro de 2009 (Ministério da Saúde) 

> Informe técnico sobre Influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino.

> Perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde

> Aulas e apresentações