Hospitais fazem campanha para aumentar estoque de leite humano

7 de dezembro de 2009 - 16:47

O Hospital Geral César Cals (HGCC) e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) preparam o banco de leite para abastecimento no período das festas de Natal e Ano Novo. Tradicionalmente, no final do ano, o número de doações diminui por conta das férias e dos feriados prolongados. Atualmente 34 mães são doadoras cadastradas no HIAS, quantidade ainda pequena para suprir a necessidade do hospital, que seria de pelo menos 50 mães. Por isso o estoque atual está baixo, com oito litros de leite pasteurizado, o suficiente para atender apenas uma semana.

Para captar mais doadoras, a equipe do Banco de Leite intensifica os trabalhos. Através do 0800-2804169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

A coordenadora do Banco de Leite, Erandy Freitas, explica que as mães que estão amamentando e observam que o leite começa a molhar a roupa ou que o outro peito começa a pingar, podem ser boas doadoras. “Esses são sinais importantes, indicam que elas têm bastante leite”, destaca.

O leite doado alimenta e ajuda a salvar vidas de cerca de 15 crianças internas do Bloco A (Unidade Neonatal do HIAS) e Centro de Tratamento Intensivo (CTI), ajudando na recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso. O leite materno reduz pela metade o tempo de internação de um bebê na UTI. Além da captação do leite, a equipe multidisciplinar no Banco (médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, entre outros) é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar.

Atualmente, no Banco de Leite do HGCC, há cerca de 40 mães cadastradas que fazem doação frequentemente. Além delas, há mães que procuram o banco por conta de algum problema na amamentação e acabam se tornando doadora. Outras doam uma única vez e não voltam mais a doar.

Mesmo com 40 mães doando, nem todo leite que chega ao banco pode ser aproveitado. A falta de higiene e acondicionamento correto contaminam o leite, tornando-o impróprio para o consumo.

Para suprir a necessidade diária dos bebês internados na UTI neonatal do HGCC, são necessários, pelo menos, 15 litros de leite todo dia. No momento, o Banco de Leite possui três litros em processo de pasteurização. Alguns bebês dos César Cals, estão sendo alimentados com o leite de outros hospitais, que enviam o leite para ser pasteurizado no Banco de Leite do HGCC.

Benefícios do leite materno:

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

SERVIÇO:

– Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: 0800-280 4169 (de segunda a sexta-feira)
– Banco de Leite do Hospital Geral César Cals: 0800-286 5678 (de segunda a sexta-feira)

Assessoria de Imprensa do Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral César Cals
Helaine Oliveira (85) 3101-4195 | Weskley Jorge (85) 3101 5422
www.hias.ce.gov.br | www.hgcc.ce.gov.br