Sesa distribui camisinhas no Cocó para proteger contra aids

4 de dezembro de 2009 - 18:57

   
A programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids,em 1º de dezembro, não acabou. Neste domingo, 6 de dezembro, dentro do programa Lazer em Ação no Cocó do Governo do Estado, a Secretaria da Saúde fará distribuição de preservativos e promoverá, às 10 horas, a apresentação da peça de teatro de rua “Nas Garras do Capa Bode”, na Avenida Sebastião Abreu, em frente à trilha. A peça chama a atenção sobre a importância do uso da camisinha. A ação acontece na Semana de Luta contra a Aids. Como ocorre todos os domingos, haverá também verificação de pressão arterial e distribuição de folders educativos.

A programação da semana teve início na terça-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o lançamento do filma “O Auto da Camisinha”, que permanece em cartaz até o dia 23 de dezembro no Cine Sesc São Luiz Centro, com entrada gratuita. Na apresentação do filme e elenco à imprensa, o secretário executivo Arruda Bastos anunciou que a partir do próximo mês de janeiro gestantes dos 184 municípios terão o teste de HIV assegurado no pré-natal. A portaria do Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, universaliza o acesso ao teste e tem o objetivo de reduzir a transmissão vertical da aids – da mãe para o bebê ainda na barriga.

Para ampliar o acesso a todos os municípios, independentemente do número de habitantes, com recursos do Tesouro do Estado, foram investidos R$1,9 milhão na compra de equipamentos para o Laboratório Central de Saúde Pùblica – Lacen, unidade da rede estadual de saúde que fará os exames. Com licitação já concluída, os equipamentos devem chegar em 15 dias ao Lacen de Fortaleza, Senador Pompeu, Crato, Juazeiro do Norte, Icó. Com o término das obras do novo  Lacen em Tauá, em janeiro, os equipamentos também serão instalados para a realização dos testes  de HIV aids.

Do total de 70 crianças atendidas hoje no Hospital São José, a maioria  tem o vírus HIV resultado de transmissão vertical. Essa forma de transmissão vem caindo no Ceará. Em 2007 foram 172 casos de transmissão do vírus através da mãe para o bebê. Em 2008 caiu para 145 casos e este ano, até novembro, há 88 casos registrados.