Teatro e cinema mobilizam no Dia de Luta contra a Aids

27 de novembro de 2009 - 14:30

Com distribuição de preservativos e folders informativos, orientações sobre prevenção e apresentação do espetáculo de rua “Nas Garras do Capa Bode”, a Secretaria da Saúde do Estado vai mobilizar a população no Dia Mundial de Luta contra a Aids, na terça-feira, 1º de dezembro. As atividades serão realizadas na Praça José de Alencar, às 8h30min, na sede da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, às 12h30min, e na Praça do Ferreira, às 17 horas. Às 20h30min, acontece o lançamento do filme cearense “O Auto da Camisinha”, no Cine SESC São Luis Centro. A Sesa participou com R$100 mil na produção do filme. Este ano, a data adota o slogan “Viver com aids é possível. Com o preconceito não”, como resposta às pesquisas que mostram que as pessoas têm preconceito, apesar de conhecerem as formas de transmissão do vírus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde, o Ceará ocupa a 10ª posição em números absolutos de casos de Aids entre os estados brasileiros e a 3ª no Nordeste, depois da Bahia e Pernambuco. Em 2007 foram registrados no Estado 944 novos casos da doença, 945 em 2008 e, este ano, 405 casos até o mês de junho. Pela taxa de incidência, o Ceará ocupava o 18º lugar em 2007, com razão de 11,3 casos por 100 mil habitantes. Desde de 2003, quando surgiu o primeiro caso no Ceará, o Estado acumula 10.656 casos de Aids registrados até junho de 2009.

Este ano o Ceará vai além das suas fronteiras para contribuir com a mobilização no Dia Mundial de Luta contra a Aids. O filme O Auto da Camisinha” terá exibições em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiania, Rio Branco, Campo Grande e Curitiba, em 1º de dezembro. No mesmo dia, o filme também será exibido internacionalmente nas tevês públicas de Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. O filme é livrevemente adaptado do texto em cordel de José Mapurunga, encenado por 13 grupos teatrais cearenses em montagens vistas por mais de 300 mil pessoas só no Ceará. O projeto cinematográfico foi contemplado pelo I Edital Mecenas do Ceará 2008 e recebeu R$ 100 mil em financiamento da Secretaria da Saúde do Estado.
   
Para o Secretário João Ananias “o filme tem um poder gigante de mobilizar e alertar as pessoas sobre os cuidados com a aids a partir de uma linguagem simples e da força da imagem. Fizemos esse investimento de olho no retorno que pode trazer para a prevenção a aids, para a promoção da saúde e à qualidade de vida”. Ele destaca outra ação da Sesa na prevenção a aids e na promoção da saúde da mulher: “para reduzir a transmissão vertical, todas as gestantes no Ceará terão garantidos os testes de HIV durante o pré-natal nas unidades do Lacen na capital e no interior”. Essa garantia está sendo implantada através de portaria e de preparação do Lacen, unidade da rede estadual de saúde. Os testes atualmente, feitos nos municípios, não são assegurados a 100% das gestantes. No Ceará, o Sistema Único de Saúde (SUS) assiste a mais de 2 mil pacientes com aids, que recebem o coquetel para portadores do HIV no Hospital São José, unidade da Sesa, referência em doenças infecciosas.

O número de infecções pelo vírus HIV em todo o mundo teve queda de 17% nos últimos oito anos, segundo divulgou nesta terça-feira, 24 de novembro, o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). As estimativas indicam que 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV. Desse total, 2,7 milhões foram infectados em 2008. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram em consequência da aids. O Relatório sobre a Epidemia Global de Aids 2009 revela que, do total de infectados, 31,1 milhões são adultos, sendo que as mulheres representam mais da metade (15,7 milhões) dos soropositivos.