Representantes da população participam da gestão do HGF

27 de novembro de 2009 - 18:19

O Hospital Geral de Fortaleza, maior unidade da rede pública estadual de saúde, inova no modelo de gestão. É o primeiro hospital da rede a implantar um Conselho Local de Saúde. A implantação ocorreu na última quinta-feira, 26, emsolenidade no auditório do hospital, quando os conselheiros foram empossados. Quem são os conselheiros? Com a gestão compartilhada, os conselheiros são representantes do servidores, gestores e usuários. Os usuários têm a maior representação, com 50% do total. São representantes de entidades de diversas doenças e agravos, como aids, diabetes, câncer e ainda do povo indígena. O segmento servidores é representado no Conselho Local de Saúde por cinco titulares e 5 suplentes e o segmento gestores também por cinco titulares e cinco suplentes.

Para o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, que participou da posse dos conselheiros, “a vez e voz da comunidade nas decisões e na busca de melhorias do HGF e da assistência à  saúde é um avanço histórico, um instrumento importante de cidadania, que vem complementar o perfil da nossa gestão democrática e participativa na saúde do Estado”. João Ananias lembrou que o primeiro conselho popular no Ceará foi criado há 19 anos em Santana do Acaraú, quando era o prefeito do município. O conselheiro Jorge Rolim de Castro, da Associação dos Portadores de Retinose Pigmentar e representante do segmento usuários, declarou: “a comunidade só tem a ganhar com a implantação do Conselho Local de Saúde. Estamos conquistando um grande instrumento de democracia. Agora temos voz e vez dentro do HGF”.

A diretora geral do HGF, Níobe Furtado, destacou que o Conselho é um marco na história de 40 anos de funcionamento do hospital: “isso é a
realização de um sonho, que começou com a tentativa de se implantar um conselho gestor há 10 anos, que não deu certo”. E acrescentou: “Agora temos usuários participando das decisões e tentando ajudar nas dificuldades desse grande hospital”. A primeira reunião com todos os conselheiros está marcada para o dia 13 de janeiro de 2010.