Hemoce homenageia voluntários no Dia do Doador

26 de novembro de 2009 - 11:51

Com a entrega de troféus, medalhas e selos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) homenageou na quarta-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador, empresas, escolas e voluntários que deram importante contribuição para a doação de sangue no estado.  Após celebração de missa em ação de graça e apresentação de peça teatral pelo grupo Fique Feliz, o Secretário da Saúde, João Ananias, presidiu a solenidade de homenagem e saudou as 22 pessoas e instituições agraciadas.

Na 3ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue estão sendo realizadas atividades na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta do IJF, e nos hemocentros regionais do interior (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte). Na quinta-feira, 26 de novembro, serão premiados os 12 melhores trabalhos de estudantes do ensino  fundamental e médio que participaram da da gincana cultural lançada este ano. Os trabalhos serão utilizados no calendário 2010 do Hemoce e vão participar de exposição que ficará até o final do ano na sede da unidade, na Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo.

De janeiro a outubro, o Hemoce conseguiu 45.553 doações em Fortaleza, juntando a sede do Centro, a unidade móvel que percorre bairros da Capital e o posto de coleta do Instituto José Frota (IJF). Desses, cerca de 1% é de doadores fidelizados, aqueles que procuram um posto de coleta com freqüência. Para ser um doador, são necessários: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e estar alimentado. O Hemoce recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, das 8 às 16 horas.

HOMENAGEADOS

Doadores

José Araújo Filho – doador de plaquetas
André Luís Monteiro Sales – doador de medula óssea