Não violência contra a mulher: Sesa faz teste da aids e distribui preservativos

25 de novembro de 2009 - 12:41

A Secretaria da Saúde do Estado participa nesta quarta-feira, 25, da programação de lançamento, pela Defensoria Pública Geral do Estado, do Manual da Cidadania, edição Direitos Humanos das Mulheres, das 13h30 às 17h30min, na Praça José de Alencar. Enfermeira, psicóloga, assistente social e técnica de enfermagem estarão à disposição da população para esclarecer sobre a não violência contra a mulher e a realização do teste rápido de HIV. Haverá, ainda, a distribuição de preservativos femininos e masculinos para prevenção da Aids, orientação sobre autoexame da mama e apresentação do espetáculo de rua “Nas garras do Capa Bode”, que faz parte do projeto Teatro de Rua Contra a Aids da Secretaria de Saúde.

O Manual da Cidadania, edição Direitos Humanos das Mulheres, uma publicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará em parceria com o Ministério da Justiça (Pronasci), traz informações e orientações sobre a prevenção da a violência doméstica e familiar. Durante o lançamento será possível retirar 1ª e 2ª via do RG e CPF, contar com orientação e atendimento jurídico promovido pela própria Defensoria Pública, cadastrar no projeto Primeiros Passos, cortar cabelo. Estará presente a Unidade Móvel do SINE/IDT, a biblioteca volante da Secretaria de Cultura do Estado e o Corpo de Bombeiros realizando atividades recreativas e tirando dúvidas sobre primeiros socorros, entre outros serviços.

O dia 25 de novembro marca a luta pela eliminação da violência contra as mulheres e a garantia dos direitos humanos. Nesta data, no ano de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 dias de Ativismo por conta da Violência contra as Mulheres, começando no dia 25 de novembro e encerrando no dia 10 de dezembro.