Saúde da mulher: curso prepara 700 profissionais do PFS no Cariri

18 de novembro de 2009 - 19:03

Setecentos profissionais de saúde da família dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo serão qualificados para melhorar o atendimento à mulher durante a gravidez, parto e puerpério. O Curso de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-puerperal será ministrado em duas turmas, no hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte, de 23 a 27 de novembro e de 30 de novembro a 3 de dezembro. Com essas duas turmas, a Secretaria da Saúde do Estado promove a qualificação dos profissionais de 100% das equipes de saúde da família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Macrorregião do Cariri. O curso é realizado em parceria com a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.

Além das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo, o mesmo curso foi ministrado na CRES de Acaraú. Essas regionais registraram o maior número de óbitos maternos em 2008. O curso também foi ministrado em duas turmas na CRES de Quixadá, mas como estímulo e reconhecimento por não registrar óbito materno no ano passado. Em 2008, foram registrados 110 óbitos maternos em todo o Estado.

Durante o curso, os profissionais serão estimulados a fazer uma reflexão crítica sobre a Atenção à Saúde da Mulher, compartilhando vivências, debatendo casos clínicos, sistematizando rotinas e protocolos e discutindo as necessidades inerentes a cada município. O curso desenvolve a capacidade para identificar fatores de risco que contribuam para a morbidade materno-fetal, orienta sobre o acolhimento à mulher com classificação de risco, sobre a realização do pré-natal segundo os protocolos do Ministério da Saúde e sobre os cuidados com a mulher em situação de risco (cardiopatias, diabetes gestacional, hipertensão crônica e pré-eclâmpsia).

Para melhorar a atenção à saúde da mulher, o Governo do Estado realiza a capacitação de profissionais e este investiu em obras de ampliação das salas de parto de hospitais de pequeno porte no Interior e em equipamentos. Reformou e ampliou salas de 12 hospitais. Em agosto, liberou camas para parto, berços acrílicos e poltronas para acompanhantes desses  12 hospitais, um investimento de 585 mil e 728 reais. Os hospitais contemplados com os novos equipamentos foram dos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Piquet Carneiro, Solonópole, Apuiarés, General Sampaio, São Luis do Curu, Umirim, Aiuaba e Catunda.