Dia Mundial chama atenção para os cuidados com o câncer de próstata

16 de novembro de 2009 - 14:06

O dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Ceará, o câncer que mais mata homens é o de próstata, seguida do câncer de estômago e brônquios e pulmões. O médico Fábio Dantas, chefe do setor de Urologia do HGF, afirma que hoje as mães estão criando uma nova cultura: a de levar os filhos homens adolescentes ao urologista. A atitude é para prevenir e diagnosticar precocemente doenças como varicocele e criar nos homens do futuro o hábito de frequentar sem receios o consultório do urologista. Na vida adulta, as parceiras são as maiores responsáveis pelo aumento na procura dos urologistas. Elas querem se cuidar e cuidar da saúde sexual dos parceiros. Até consultas pré-nupciais já estão se tornando comuns nos consultórios de urologia. Para Fábio Dantas, a mudança de hábito é muito positiva e deve refletir futuramente na queda no número de mortes causadas pelo câncer de próstata. A doença é silenciosa. Pode passar vários anos sem apresentar sintomas.

A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue ou por um toque no reto. A cirurgia cura em 100% dos casos em que não há metástase (expansão para outros órgãos).

Homens com parentes de 1º grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata. A incidência aumenta
proporcionalmente ao avanço da idade. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista.

Em 2008, 542 homens morreram no Ceará vítimas do câncer de próstata. Estima-se que tenham ocorrido 2.010 novos casos da doença no mesmo ano. As
informações são do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM – DATA SUS) da Secretaria da Saúde do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES:
Fábio Dantas – chefe do setor de Urologia do HGF –  8893-4030
www.hgf.ce.gov.br