Ações educativas marcam Semana Mundial do Diabetes

12 de novembro de 2009 - 19:05

   
A Semana Mundial do Diabetes, com programação de 14 a 21 de novembro, será marcada no Ceará por ações educativas sobre nutrição, atividade física, verificação de pressão arterial, aplicação do escore de findrisk ( avalia o risco de adoecer nos 10 anos seguintes), aplicação de vacinas e orientações sobre a prevenção do tabagismo. O tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é ¨Diabetes: educar para prevenir¨.

A programação tem início na sexta-feira, 13 de novembro, com atendimento a pacientes encaminhados por unidades de saúde de Fortaleza, no BNB Clube Aldeota, na Avenida Santos Dumont, 3646, das 8 às 16h30min. No mesmo dia, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), na Rua Silva Paulet, 2406, Aldeota, realiza atividade educativa e participa do mutirão para diagnóstico de retinopatia diabética em portadores de diabetes. No sábado, 12 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, equipes do CIDH realizarão atividades educativas e de prestação de serviços a toda a população na Praça José de Alencar e na Praça dos Estressados, na Avenida Beira-Mar, das 8 às 12h30min.

A prestação de serviços à população tem continuidade na segunda-feira, dia 16, das 8hàs 12h30min, no Bosque Eudoro Correia (praça do Hospital Gera do Exército) e, na terça-feira, 17, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré. No dia 18 de novembro tem inicio no Centro de Convenções de Fortaleza o XVII Congresso Brasileiro de Diabetes, que acontece até o dia 21. Nesse dia, serão realizadas oficinas educacionais para portadores de diabetes, com participação dos municípios integrantes da Rede Telessaúde no Ceará.

O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões.

No Brasil, a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde trabalhando com o número de 11 milhões de pessoas com diabetes, a partir de estudo de rastreamento de diabetes e hipertensão realizado em 2001. O MS usa uma prevalência de 11% para pessoas acima de 40 anos. De acordo com o Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel 2007), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. A prevalência aumenta com a idade. Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes atinge 18, 6% da população com idade superior a 65 anos.