João Ananias faz homenagem aos ganhadores do prêmio Gespública

11 de novembro de 2009 - 18:12

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto, vai se reunir, sexta-feira, 13, com gestores e trabalhadores dos quatro hospitais da Secretaria da Saúde que foram reconhecidos com o Prêmio Ceará Gestão Pública (Gespública). Ele fará a entrega de placas para que essas conquistas fiquem registradas na história dos hospitais Albert Sabin, São José, Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o César Cals. Às 8 horas a entrega da placa será no Hospital Geral César Cals, que recebeu certificação do Gespública. Lá haverá ainda a inauguração das novas instalações do Serviço de Hemoterapia da unidade.  Às 10h30min,  João Ananias irá ao Hospital Infantil Albert Sabin, com reconhecimento na faixa ouro do Gespública. À tarde, a homenagem, será às 14 horas, no Hospital São José, reconhecimento faixa prata, e às 16 horas no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, também faixa prata. 
       
Instituído em 24 de abril de 2009, o Prêmio Ceará Gestão Pública representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará. A finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam autoavaliação da sua gestão continuamente. O processo de avaliação da gestão de cada candidata tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – 500 pontos.

Esse Modelo está alinhado com o “estado da arte” da gestão contemporânea e, ao mesmo tempo, responde às exigências próprias da natureza pública de nossas organizações. Criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o Prêmio Ceará Gestão Pública mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado em mais de 120 países.

Participaram da primeira edição do prêmio 13 organizações públicas, sendo 6 delas pertencentes à esfera federal e 7 pertencentes à estadual. Os relatórios de avaliação das candidatas, elaborados com base no Modelo de Excelência de Gestão Pública, foram avaliados pela banca de examinadores e posteriormente submetidos ao julgamento de uma banca de juízes, externo ao Estado, que deliberou pela classificação das candidatas.


Perfil dos quatro hospitais premiados

O Hospital Infantil Albert Sabin é referência da rede estadual em atenção especializada à saúde da criança. A unidade realiza seis mil consultas e 450 cirurgias por mês. Na emergência, o número de atendimento mensal é de três mil, em média. As obras de ampliação e reforma vão aumentar a capacidade de atendimento do HIAS. São quatro novos pavimentos. Cada pavimento tem de 25 a 27 leitos de internação, dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Somente nas obras de ampliação o investimento chega a 8 milhões e 580 mil reais, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Na aquisição de equipamentos os recursos, no valor de 2 milhões e 100 mil, serão totalmente do Tesouro do Estado. As obras da primeira etapa serão concluídas em novembro.

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. A instituição atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país. O governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde, João Ananias, assinam em agosto deste ano a ordem de serviço para início da ampliação e reforma do Hospital de Messejana. Com as obras, com prazo de conclusão em oito meses, a emergência do hospital terá 58 leitos novos e mais 32 reformados. Incluem também a construção da nova unidade de nutrição, com refeitório, cozinha e câmaras frigoríficas.

O Hospital São José é referência no Estado no tratamento, ensino e pesquisa de doenças infecciosas e também recebe melhorias. Com a construção da ala de internação do bloco F, em fase de conclusão, o HSJ ganhará 22 novos leitos para atender a população. Atualmente, o hospital dispõe de 118 leitos de internação, já incluídos os leitos de UTI.

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira é o mais antigo dos hospitais públicos estaduais, com 81 anos completados em 2009. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino. É referência no Ceará nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. Atualmente conta com 1.705 funcionários, realiza cerca de 400 partos por mês, quase 20 mil exames, 5 mil consultas ambulatoriais, 350 cirurgias e cerca de mil internações. Ao todo são 276 leitos, 12 leitos de UTI adulto, 36 leitos médio risco e 21 leitos de UTI neonatal.