Governador inaugura Unidade do Hospital Geral Waldemar Alcântara com 66 leitos

9 de novembro de 2009 - 03:00

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara foi ampliado. Ganhou a nova unidade Dr. Djacir Ribeiro Parahyba, com 66 leitos. Aumenta para 319 o total de leitos do hospital. A expansão será inaugurada nesta quarta-feira, 11, pelo Governador Cid Gomes e o secretário da saúde, João Ananias. Será às 9 horas, na sede do hospital, Rua Pergentino Maia, 1559, Messejana.

Além dos 66 leitos, a nova Unidade abriga ilhas digitais para implantação dos prontuários eletrônicos dos pacientes e salas de treinamento do Programa de Atendimento Domicilar, de repouso médico e posto de enfermagem. Nas obras o investimento total foi de R$1.924.967,90, recursos do Tesouro do Estado.

Na aquisição de equipamentos os recursos do Tesouro Estadual somam R$ 655 mil, incluindo ainda R$ 130 mil doados pelo Banco do Nordeste para compra dos equipamentos de vídeoconferência, outra inovação no hospital a partir da expansão. A sala  de vídeoconferência fica no novo Centro de Estudos Dr. Ocelo Pinheiro, com biblioteca, sala de reuniões, sala de aula e um auditório.

O Hospital Waldemar Alcântara, inaugurado há sete anos, é uma Organização Social (OS), que presta serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará, através da Centrais de Regulação do Estado e Município. Por mês, são 700 internações, em média. No hospital, há 37 leitos de UTI, sendo 21 para adultos, 8 leitos pediátricos e 8 de neonatologia e ainda 16 de médio risco.

AS HOMENAGENS

Unidade Dr. Djacir Ribeiro Parahyba

Djacir Ribeiro Parahyba nasceu em Massapê, na região Norte do Estado, em 11 de julho de 1926. Filho do desembargador Hermes Parahyba e de Elvira Ribeiro Parahyba, graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Recife em 1951. De volta para Fortaleza, casou-se com a médica Francisca Coelho Parahyba. Tiveram sete filhos.

Idealizou e fundou o hospital Waldemar Geral Dr. Waldemar Alcântara. Fundou ainda o Hospital Jesus Sacramento, o Hospital Menino Jesus e o Primeiro Pronto Socorro Particular de Fortaleza.

Foi presidente da Associação dos Hospitais do Ceará e diretor da antiga Assistência Municipal, o atual IJF. Realizou a primeira cirurgia toráxica do Ceará. Faleceu em 2001.

Centro de Estudos Dr. Ocelo Pinheiro

Ocelo Pinheiro nasceu em Fortaleza, em 24 de novembro de 1911. Em 1936, na Faculdade de Medicina da Bahia, graduou-se em medicina. Escolheu a especialidade de otorrinolaringologia. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Mais tarde foi diretor da Faculdade e professor titular da UFC.

Participou dos primeiros anos da história de fundação da Assistência Municipal de Fortaleza, o atual IJF. Foi um dos fundadores e o primeiro chefe da clínica de otorrinolaringologia do Hospital Geral de Fortaleza.

Ocelo Pinheiro foi ainda um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia. Em 1961 foi escolhido presidente do Centro Médico Cearense.  Além de médico, foi um literato, membro da Academia Cearense de Retórica. Faleceu em 1982.