Sobral recebe no dia 12 a Caravana de Defesa do SUS

6 de novembro de 2009 - 18:52

Os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde estarão em debate durante toda a quinta-feira, 12 de novembro, em Sobral, envolvendo toda a macrorregião de saúde, com a chegada da Caravana Nacional em Defesa do SUS. Um ato público abre a programação, às 8 horas, no Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu, na Rua Mauro Andrade, 400, Alto da Brasília. Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará realizarão três rodadas de debates para discutir os problemas e os avanços do SUS no Brasil e no Ceará. Depois, todas as propostas formuladas no giro da Caravana pelo país serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.

Durante os debates, estarão funcionando no Ginásio Poliesportivo de Sobral as Tendas da Saúde, nas quais os municípios e unidades de saúde apresentarão seus sistemas locais de saúde e farão prestação de serviços. Na Ilha Digital haverá coleta de assinaturas virtuais para a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e para a Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade.

A Caravana Nacional em Defesa do SUS na Macrorregião de Saúde de Sobral faz parte da luta pela implantação plena do SUS. O objetivo da mobilização é chamar a atenção para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 20 anos de existência. O SUS está presente desde a vigilância da qualidade da água até a realização de cirurgia complexa, como a de transplantes de órgãos. Os resultados de 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) na melhoria da qualidade de vida de toda a população brasileira são inúmeros. Aparecem em indicadores importantes, como o da redução da mortalidade infantil.

CARAVANA NACIONAL EM DEFESA DO SUS NA MACRORREGIÃO DE SAÚDE DE SOBRAL

8h – Ato público de lançamento da Caravana Nacional em Defesa do SUS na Macrorregião de Sobral

9h30min – Credenciamento

10 horas – Debate: Avanços e Desafios do SUS – 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social