Centro do Meireles funciona à noite para atendimento à saúde do homem

3 de novembro de 2009 - 14:25

   
Desde de o último dia 3 de novembro, o Centro de Saúde do Meireles, na Avenida Antonio Justa, 3113, funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, em mais um expediente, das 17 às 21 horas, para dar início no Ceará ao programa piloto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O programa da Secretaria da Saúde do Estado associa a saúde do homem à saúde da mulher e estabeleceu horário de atendimento adequado aos trabalhadores e trabalhadoras. A equipe de atendimento no Centro de Saúde do Meireles é formada por clínico geral, urologista, gineco-obstetra e psiquiatra, que passam a atender com apoio do laboratório.

O Programa Saúde do Homem da Secretaria da Saúde do Estado tem como objetivo desenvolver ações que garantam o atendimento preventivo e curativo à população masculina. Em 2008, o Ceará tinha a população de 4.125.180 homens, representando 48,8% da população total. No Estado, a expectativa de vida dos homens ao nascer é de 63,68 anos. Isso significa 8,7 anos menos do que as mulheres. As doenças do aparelho circulatório (AVC, infarto, hipertensão) foram responsáveis por 20,77% das mortes de homens no Ceará em 2008, vitimando 5.055 pessoas. Em seguida aparecem as causas externas (homicídios, acidentes de trânsito, suicídio), com 3.682 óbitos (15,15), e as neoplasias (câncer de próstata, estômago, pulmão), com 1.359 mortes (5,6%).

As doenças infecciosas e parasitárias (infecções intestinais, infecções por transmissão sexual, dengue) responderam por 28.939 das internações de homens no Ceará em 2008 (16,1%). As doenças do aparelho respiratório aparecem em segundo lugar, com 28.453 internações (15,8%), seguidas das internações por causas externas, com 21.672 registros (12%).

A Política Nacional de Saúde do Homem foi lançada no dia 27 de agosto pelo Ministério da Saúde para facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. O governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural.

A nova política coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país será o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá. A política está inserida no contexto do Programa “Mais Saúde: Direito de Todos”, lançado em 2007 pelo Ministério da Saúde para promover um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro.

Na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de sua casa, eles precisam procurar um especialista, o que gera maior custo para o SUS e, sobretudo, sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família. A não-adesão às medidas de saúde integral por parte dos homens leva ao aumento da incidência de doenças e de mortalidade.