Telessaúde: Ceará avança e discute programa estadual

22 de outubro de 2009 - 19:16

O Telessaúde do Ceará cumpre a fase de projeto piloto e avança na elaboração do Programa Estadual de Telessaúde, a fim de consolidar a estratégia de educação permanente dos profissionais das equipes de saúde da família que atuam nos municípios. A proposta inicial do Programa Estadual de Telessaúde será apresentada para discussão na Oficina Estadual do Telessaúde para o Fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária, que acontece na terça-feira, 27 de outubro, das 8 às 17 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles.

O programa Telessaúde já implantou o serviço em 99 municípios do Estado. Além de oferecer consulta interativa e diagnóstico por comunicação remota, o Núcleo de Telessaúde do Ceará proporciona o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das equipes de saúde da família, a partir da utilização de multimeios – biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats –, evitando também que o profissional de saúde se ausente do município para fazer reciclagem e treinamento.

No Ceará, o Núcleo de Telessaúde funciona no Laboratório de Informática da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a colaboração do Hospital Universitário Walter Cantídio. Para a efetivação dos pontos remotos, os municípios contemplados devem garantir infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos.

O Estado é responsável pela formação das redes de especialistas e pelos investimentos específicos, como, por exemplo, a aquisição de eletrocardiógrafo digital. A Secretaria da Saúde e o Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) são responsáveis pela seleção dos municípios contemplados.

Instalado em uma Unidade Básica de Saúde nos municípios, o ponto do Telessaúde utiliza um computador multimídia com acesso à Internet, placa de vídeo e webcam, transformando-se em uma janela para o profissional de Saúde da Família interagir com o Núcleo estadual e ter acesso a todas as possibilidades de serviços que o Programa oferece.

O Programa Nacional de Telessaúde tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

As ações do Programa concentram-se na capacitação das equipes de saúde da família por meio da criação de uma central educacional usando tele-educação interativa, com materiais elaborados pelos centros universitários do país, e uma biblioteca virtual em atenção primária que permite aos profissionais o acesso às mais atualizadas informações científicas.