Sesa capacita técnicos dos municípios no Sistema de Vigilância Alimentar

20 de outubro de 2009 - 18:16

A Secretaria da Saúde da Estado vai capacitar 368 técnicos municipais que atuam no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). De quarta a sexta-feira, 21 a 23 de outubro, dois representantes de cada município cearense, sendo um o coordenador local do SISVAN e um digitador, receberão treinamento das 8 às 17 horas, no Hotel Magna, na Avenida Historiador Raimundo Girão, 1002, Meireles, em Fortaleza.

Na saúde, o SISVAN é um instrumento para obtenção de dados de monitoramento do estado nutricional e do consumo alimentar das pessoas que freqüentam as Unidades Básicas do SUS, ainda conhecidos como postos de saúde. Os sistemas Informatizados correspondem a um conjunto de sistemas de informações que tem como objetivo principal promover dados contínuos sobre as condições nutricionais e alimentares da população. Atualmente, abrangem o SISVAN Web e SISVAN módulo de gestão (Bolsa Família).

O SISVAN Web é o sistema informatizado da vigilância alimentar e nutricional para registro de informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde, atendidos tanto nos estabelecimentos de saúde como por profissionais da equipes de saúde da família e do programa de agentes comunitários de saúde. O Módulo de Gestão é on-line e voltado especificamente para o monitoramento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família, que são o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos e acompanhamento da saúde de gestantes.