Consumidores recebem, nas praças, orientações sobre alimentação

14 de outubro de 2009 - 19:30

Amanhã, 15, e sexta-feira, 16, a Secretaria da Saúde do Estado dará orientações e informações sobre a diferença entre diet e light, os cuidados com os alimentos na hora de preparar, higienizar, armazenar e transportar e sobre o uso da água sanitária na desinfecção dos alimentos em duas praças da capital. Na quinta-feira, das 15 às 21 horas, será na Praça da Gentilândia, na II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, na programação da  Semana Mundial da Alimentação. No Dia Mundial da Alimentação, sexta-feira, 16, a Sesa em duas tendas, na Praça do Ferreira, além de orientações sobre cozinha segura, alimentos orgânicos e saudáveis, serão realizados serviços de verificação de pressão arterial e do índice de massa corpórea.  A Secretaria da Saúde realizará também atividades internas para os funcionários. No dia 15, das 8 às 12 horas e, no dia 16, das 14 às 17 horas, será realizada avaliação de índice de massa corporal (IMC) e demonstração do valor das frutas na saúde e na qualidade de vida.

Durante as atividades da Semana Mundial da Alimentação, a Secretaria da Saúde fará a distribuição do folder “Educação para o Consumo de Alimento Saudável”, que dá dicas de consumo para a aquisição, transporte, armazenamento, higienização e preparação de alimentos. Para esclarecimento da população, a Sesa vai demonstrar que produtos “diet” são aqueles que, na composição, não têm adição de um ou mais nutrientes (açúcar, gordura e sal), enquanto que os produtos “light” apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, comparados com o alimento convencional.

No dia 16 de outubro, 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. Para este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”. Com esse tema, pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro da atual insegurança alimentar mundial. Segundo relatório da FAO, a fome afeta atualmente 1,02 bilhão de pessoas, quase um sexto da população mundial.

Durante esta semana, 300 especialistas se reúnem em Roma, sede da FAO, para debater o tema “Como alimentar o mundo em 2050”. A população mundial passará de 6,8 bilhões de pessoas atualmente a 9,1 bilhões em 2050, segundo as projeções mais recentes da ONU. De 16 a 18 de novembro, Roma receberá uma reunião mundial sobre a segurança alimentar.