Crianças reumáticas participam de dia especial no HIAS

13 de outubro de 2009 - 18:37

Em comemoração ao mês de luta contra o reumatismo, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realiza nesta quarta feira, 14, uma ação de conscientização sobre a doença nas dependências do Hospital. A ação acontece das a partir das 09h e tem a parceria do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará (Garce) e da Sociedade Cearense de Pediatria (SCR).

No local será realizado atendimento psicológico às mães, que também receberão material informativo sobre as doenças reumáticas. Para os pequenos haverá distribuição de lanche e brincadeiras lúdicas.

Segundo a SCR, as doenças reumáticas estão presentem em pelo menos um por cento da população mundial. Além dos idosos, a doença também pode ser manifestada na infância. Somente no ambulatório de reumatologia do Albert Sabin são atendidas quase 40 pacientes por semana. Entre as doenças reumáticas mais comuns na infância estão febre reumática, artrite reumatóide e lupus.

Segundo a pediatra Luciana Paim, a dor nas articulações está presente em 30% dos casos diagnosticados. “Mas somente a dor não é fator determinante para detectar uma doença reumática. É preciso antes a realização de exames que comprovem as causas desta dor”, destaca. Ela informa ainda que febre, manchas vermelhas e inchaço podem aparecer em quadros reumáticos.

As mães devem ficar atentas a estes sintomas e evitar a utilização de corticóides sem prescrição médica. Deve-se evitar também a mobilização do local afetado. “Em muitos casos a perna da criança é engessada por apresentar inchaço, o que compromete o quadro, uma vez que a doença reumática não tem cura”, alerta a pediatra.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação do Hospital Infantil Abert Sabin
Fone: (85) 8603-1819 – Helaine Oliveira
imprensa@hias.ce.gov.br | www.hias.ce.gov.br