Conferência de Saúde Ambiental: água e desenvolvimento em debate

8 de outubro de 2009 - 18:11

No primeiro dia de debates da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, na quinta-feira, 8 de outubro, os temas relacionados ao desenvolvimento e à água foram os mais recorrentes na apresentação dos três eixos temáticos aos 336 delegados participantes. Após a apresentação dos temas, os delegados reuniram-se em grupos de trabalho durante toda a tarde. Na sexta-feira, 9 de outubro, durante todo o dia, acontece a plenária final para aprovação das propostas e eleição dos delegados do Ceará à 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que acontece em Brasília, de 15 a 18 de dezembro.

Durante a mesa redonda de apresentação dos eixos temáticos, Antônia Invaneide Silva, a Neném, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/Via Campesina), reconheceu que todos os setores sociais querem o desenvolvimento e defendeu um modelo de desenvolvimento sustentável que contemple todas as pessoas, e não apenas grupos sociais isolados. Ao apresentar o eixo temático “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta”, Neném citou o avanço da concentração de terras no Brasil, constatado por levantamento do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como grande responsável pelas migrações do campo para as cidades, a formação de favelas e de núcleos habitacionais em áreas de risco, que concorrem para a degradação ambiental nas áreas urbanas. No campo, ela apontou o agrotóxico como a grande ameaça ao meio ambiente e à saúde dos agricultores.

Os temas relacionados à água, especialmente os relacionados ao abastecimento e ao saneamento, foram explorados na apresentação do eixo temático “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, apresentado por Hamilton Pereira da Silva, da Agência Nacional de Águas. Durante a apresentação do eixo temático “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis”, da Guilherme Franco Netto, do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, adiantou que os ministérios envolvidos na realização da Conferência de Saúde Ambiental – Meio Ambiente, Saúde e Cidades – já se articulam para desenvolver projetos conjuntos, de acordo com as deliberações finais da 1ª CNSA.

Ao comentar as implicações dessas deliberações sobre o modelo de desenvolvimento pretendido pela sociedade, ele sugeriu que as decisões da 1ª CNSA sejam compartilhadas com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para que sejam consideradas no desenho do desenvolvimento brasileiro.