Policlínicas, CEOs e hospitais regionais atraem Governo de Pernambuco

7 de outubro de 2009 - 14:33

O vice-governador e secretário de saúde de Pernambuco, João Lyra Neto, está no Ceará para conhecer de perto o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, que está implantando no interior 21 policlínicas (11 já em construção), 16 Centros de Especialidades Odontológicas  (1 já será inaugurado nesta quinta-feira, 8, e quatro estão em fase de conclusão) e dois hospitais regionais, na Zona Norte e no Cariri. Na manhã de hoje, quarta-feira, 7, João Lyra foi recebido na Secretaria da Saúde pelo secretário adjunto, Marcelo Sobreira, e pelo secretário executivo, Arruda Bastos. Fizeram a apresentação do programa. Depois, o vice-governador de Pernambuco visitou o Hospital Waldemar de Alcântara, uma Organização Social( OS), que integra a rede estadual . À tarde, João Lyra Neto seguirá para Juazeiro do Norte, onde fará uma visita às obras do Hospital Regional do Cariri, com 50% já prontas.

Além do  CEO da região da Ibiapaba, estão em fase final de construção CEOS em Baturité, Acaraú, Juazeiro do Norte e Russas, com previsão de serem inaugurados ainda este ano. Mais sete CEOs estão  em processo de licitação: Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Icó, Cascavel. Em todos, a gestão será via consórcio público de saúde, que integra os municípios e fortaleça a regionalização. Com a estratégia do consórcio, todos os municípios utilizam os serviços do CEO e participam do custeio. Os consórcios já foram criados por lei em 14 microrregiões. A Secretaria da Saúde elaborou um manual para orientar sobre a formação dos consórcios.

Com o funcionamento do CEO em Ubajara, a população da  Ibiapaba não precisará mais sair da região para ter acesso a serviços de ortodontia, periodontia, prótese e cirurgias.  Por dia, serão realizados, em média, 136 atendimentos. Até diagnóstico  de câncer de boca será feito na nova unidade, que também terá estrutura adequada para atendimento às pessoas com deficiências. Tudo numa área de 496,90 metros quadrados.

Os 16 Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa de Fortalecimento da Assistência Especializada no Interior, que inclui ainda 21 policlínicas, com 11 já em construção, e dois hospitais regionais, o do Cariri e o da região. O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, em Juazeiro do Norte, está com mais de 40% das obras prontas. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está com a data do processo de licitação definida para o dia 20 do próximo mês (novembro).

O Programa, que no total inclui 39 unidades  regionais,  vai permitir mais acesso e melhoria dos serviços especializados de saúde. Exames, consultas, cirurgias e serviços especializadas, que em muitos casos, na rede pública só é oferecida na capital, vão ser garantidos  no Interior. Um exemplo é o da ressonância magnética. O Hospital Regional do Cariri vai garantir esse exame à população, que atualmente só o  Hospital Geral de Fortaleza realiza. A região de Sobral passará a ter leitos de UTI neonatal, no total de 10 no Hospital Regional Norte.