Ceará realiza Conferência de Saúde Ambiental

5 de outubro de 2009 - 12:28

O Ceará realizará de quarta a sexta-feira, 7 a 9 de outubro, a  I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, que elegerá os delegados cearenses para a I Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Foram realizadas, a partir de agosto, 15 conferências preparatórias regionais, reunindo 1,9 mil representantes dos municípios, que elegeram os 336 delegados para a Conferência Estadual, com o lema “Saúde ambiental: vamos cuidar da gente” e o tema “Saúde Ambiental na cidade, no campo, na floresta e no litoral: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

A conferência estadual é preparatória para a I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que acontecerá em Brasília, de 15 a 18 de dezembro. Os temas propostos serão discutidos de forma articulada, prioritariamente, com a Política Estadual de Meio Ambiente, a Política Estadual de Recursos Hídricos, a Política Estadual das Cidades, a Política Estadual de Saúde e a Política Estadual de Desenvolvimento Agrário.

Convocada por Decreto do governador Cid Gomes, a I Conferência Estadual de Saúde Ambiental foi lançada no dia 13 de julho, na Assembléia Legislativa. É presidida pelo Secretário Estadual da Saúde, tendo como Vice-Presidentes o Secretário Estadual das Cidades e o Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (CONPAM). A coordenação é de uma comissão julgadora instituída mediante ato conjunto dos titulares das secretarias da Saúde e Cidades e CONPAM.

Dia / Horários Etapas
1. Credenciamento
15h às 18h 2. Aprovação do Regulamento
18h às 20h 3. Plenária de Abertura – representantes do Ministério da Saúde, Cidades e Meio Ambiente