Saúde e diversão na Semana Estadual do Idoso

2 de outubro de 2009 - 14:27

Como parte da VI Semana Estadual do Idoso, a Secretaria da Saúde do Estado realiza dois dias de atividades voltados para técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), profissionais e conselheiros de saúde e aos idosos. Na segunda-feira, 5 de outubro, será realizado a partir das 8 horas, no Auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Avenida Antonio Justa, 1331, Meireles, seminário que receberá a consultora técnica em Saúde do Idoso Elen Permin, do Ministério da Saúde, que apresentará a Política Nacional do Idoso.

Na terça-feira, 6 de outubro, 400 idosos ganharão uma tarde de entretenimento no Teatro José de Alencar, a partir das 14h30min. Haverá apresentação de orquestra e encenação de teatro pelo Grupo Ciranda da Vida. Será lançado folder do Governo do Estado com alerta sobre os direitos dos idosos. “Desrespeitar os direitos dos idosos é violência. Presenciar e ficar calado também”, diz o texto do folder.

“O conceito de violência vai muito além do uso da força física. Os maus tratos são a forma mais comum de violência contra os idosos, e estes podem se manifestar de diversas formas. Muitas vezes são atos sutis, dissimulados, que aparentemente não interpretamos como violentos, por não resultarem em lesões ou mesmo morte, mas que podem ter conseqüências graves, tais como danos psicológicos e sociais a estes indivíduos. Nesta categoria se enquadra principalmente a violência doméstica”, adverte a peça de divulgação do Governo do Estado.

No Ceará existem 881 mil idosos, segundo o IBGE, o que representa 10,5% da população. No âmbito do SUS, a Política de Atenção ao Idoso busca garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas. São diretrizes para a atenção integral à saúde do idoso a promoção do envelhecimento ativo e saudável; a manutenção e reabilitação da capacidade funcional; e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

Entre as ações de atenção ao idoso, a Secretaria da Saúde vai fechar 2009 com 14 oficinas de atenção à saúde do idoso realizadas no ano. Nas oficinas, profissionais de saúde da atenção básica são capacitados em osteoporose, demência, prevenção de quedas e maus tratos.