Banco de Leite do Albert Sabin vai ampliar produção

1 de outubro de 2009 - 14:06

A partir do mês de novembro o Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) vai aumentar a capacidade de produção de leite pasteurizado com a contratação de uma profissional de bioquímica. Com isso a produção deste tipo de leite deve aumentar em até 4 litros por dia.

A notícia chega junto com as comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite, comemorado hoje, 01 de outubro. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2003. O Banco de Leite Humano do Hias faz parte da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior rede de bancos de leite e com tecnologia mais complexa do mundo, conta hoje com 195 bancos de leite materno e 29 postos de coleta em funcionamento.

De acordo com a Rede, de janeiro até agosto deste ano, o Banco de Leite do Hias já coletou 650 litros de leite e contou com a participação de 275 mães doadoras. Atualmente estão estocados 13 litros de leite cru e 8 litros de leite pasteurizado, necessários para as crianças internadas no Bloco A (Unidade Neonatal), Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e do projeto Mãe Canguru, ajudando na recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso. O leite materno reduz pela metade o tempo de internação de um bebê na UTI.

A equipe de profissionais do banco de leite trabalha diariamente na captação de novas mães doadoras. Através do 08002804169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

Além da captação do leite, a equipe multidisciplinar do Banco (formada por médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, entre outros) é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar. Qualquer mãe que tiver dúvidas sobre como amamentar seu filho pode ligar para o 0800 ou ir até o Banco de Leite, que fica em frente ao Hias (Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União).

Benefícios do leite materno:
Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites. Nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

SERVIÇO:
Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: 0800-2804169 (de segunda à sexta-feira, das 07h às 18h)

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessora de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin
Fones: (85) 3101-4195 / 8603-1819
www.hias.ce.gov.br